WOOK LÊ Miguel Szymanski

Convidámos o luso-alemão Miguel Szymanki a partilhar connosco os seis livros que marcaram a sua vida. Ecletismo é a palavra de ordem nas leituras do jornalista e escritor que acaba de publicar, ele próprio, um thriller político a que deu o título Ouro, Prata e Silva.
Miguel Szymanski
BIOGRAFIA
NOME: MIGUEL SZYMANSKI
DATA E LOCAL DE NASCIMENTO: 1966, Faro
WOOK FAZ? Jornalista e escritor
CURIOSIDADE: Szymanski já viveu na Índia (cinco meses) e, atualmente, a sua vida divide-se entre a Alemanha e Portugal
OS SEIS LIVROS DA SUA VIDA
CAPITÃES DA AREIA
JORGE AMADO
«Li o livro aos 12 ou 13 anos. A vida na rua daquele bando de crianças à margem da lei fez-me desejar fugir à autoridade e partir à aventura.»
O TAMBOR DE LATA
GÜNTER GRASS
«Marcou a minha passagem para a vida adulta, deu-me uma ideia de quão miserável e desprezível o ser humano consegue ser.»
OS NEGÓCIOS DO SENHOR JÚLIO CÉSAR
BERTOLT BRECHT
«Um romance histórico incompleto, mas que revela com um subtil sentido de humor todos os mecanismos do populismo, do poder e da política.»
A FORMA DA ÁGUA
ANDREA CAMILLERI
«O primeiro de uma série de romances policiais, passados na Sicília, com o comissário Montalbano. Este livro trouxe-me de volta o gosto pela literatura policial. E esteve na génese da minha própria criação ficcional.»
O DON TRANQUILO
MIKHAIL CHOLOKHOV
«Encontrei o livro na biblioteca/atelier do meu pai. Julgo que durante 50 anos ninguém o terá lido. Esteve ali à minha espera. Um livro épico e poderoso pelas descrições gráficas das batalhas, pela crueza dos retratos da violência e da morte, pela fragilidade do amor e de tudo aquilo que consideramos seguro e adquirido: a nossa casa, a vida em sociedade, a paz.»
O IRMÃO ALEMÃO
CHICO BUARQUE
«Foi o primeiro livro na vida que comprei numa estação de correios. Uma história divertida e muito bem escrita que me tocou especialmente, porque também tenho um, aliás, tenho quatro irmãos alemães.»

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!