Receita da semana: Bolo de carnes frias

"Um bolo salgado que faz a vez de um pão, carregado de coisas boas e que deixa qualquer pessoa satisfeita. Principalmente quem o fez, porque sai sempre bem e ainda dá uso a uma série de restos que possam estar a sobrar no frigorífico. Fique à vontade para usar as carnes e os queijos que tenha mais à mão", escreveu Filipa Gomes no seu livro de estreia.
9 de novembro de 2017
Bolo de carnes frias
Ingredientes
  • 1 ½ chávena carnes frias (linguiça, bacon e fiambre)
  • ¼ chávena de queijo ralado (parmesão, gruyère, S. Jorge)
  • 5 ovos médios
  • Sal fino q.b.
  • ½ chávena de azeite
  • 1 chávena de leite
  • Tomate seco q.b.
  • 1 chávena de farinha de trigo
  • 1 chávena de farinha de trigo integral peneirada
  • 1 c. sopa rasa de fermento
  • Manteiga e farinha para untar
Prato do Dia 80 receitas para comer bem e ser feliz Filipa Gomes
Preparação
Comece por aquecer o forno a 180 °C. Depois, unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha.
Corte a linguiça, o bacon e o fiambre em pedaços pequenos até perfazer 1 ½ chávena. Rale queijo até perfazer ¼ de chávena.
Bata 5 ovos, tempere com sal fino, junte o azeite e o leite. Acrescente as carnes frias (reservando uns pedaços para colocar por cima) e o queijo, e envolva tudo.
De seguida, pique tomate seco e adicione à mistura, assim como 1 chávena de farinha de trigo peneirada com 1 colher de sopa rasa de fermento, e mais 1 chávena de farinha de trigo integral.
Envolva bem e deite sobre a forma.
Salpique com as carnes que sobraram e leve ao forno durante 45 minutos. Passado esse tempo, desenforme o bolo e deixe arrefecer ligeiramente, antes de saborear esta bela reunião de sobras.
Espreite também a mensagem da autora!
Filipa Fomes lança Prato do Dia 80 receitas para comer bem e ser feliz!

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!