12 mitos sobre saúde em que, provavelmente, sempre acreditou

Este livro examina 200 ideias feitas acerca do nosso corpo, das questões mais triviais aos problemas mais graves.
Tudo Sobre Saúde
Capa do livro Tudo Sobre Saúde, de Jacques Belghiti e Annette Vezin

As crises de fígado existem mesmo? Os pelos crescem mais rijos se os cortarmos? Os olhos azuis são mais sensíveis? É difícil negar que a saúde está nos bens mais preciosos da humanidade. Com humor e sensatez, Jacques Belghiti, professor de cirurgia digestiva, e Annette Vezin, jornalista, confrontam, neste livro, ideias feitas na área da saúde com as investigações mais recentes.


Eis 12 mitos sobre a saúde que, provavelmente, achava verdadeiros:

#1 - HOMEM E MULHER TÊM CÉREBROS DIFERENTES
Cento e oitenta e um gramas. Esta será a diferença média de peso entre o cérebro de uma mulher e o de um homem. Daí a concluir que as mulheres têm uns neurónios a menos, basta uma «cabeça de alfinete»… que Paul Broca, um anatomista do séc. XIX, um tanto ou quanto machista, assumiu de boa vontade.
Ao observar um cérebro, é impossível determinar se este pertence a um homem ou a uma mulher. O sexo não tem nenhum impacto nas funções cognitivas, isto é, no que respeita à aprendizagem, raciocínio ou capacidade para desempenhar diversas funções ao mesmo tempo… ou até na leitura de mapas de estrada. (…) É a sofisticação que molda os nossos cérebros, não o sexo.
#2 – OS TELEMÓVEIS E AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS PROVOCAM TUMORES CEREBRAIS
Até à data, nenhuma prova científica foi produzida e dois relatórios da Anses, congénere francesa da ASAE, em 2013, e da Comissão Europeia, em 2015, após uma análise a várias centenas de artigos médicos publicados desde 2009, concluíram que não existem riscos sanitários comprovados. Apesar da taxa de incidência de tumores cerebrais não ter aumentado desde a introdução dos telemóveis, a prudência impõe-se e convém não utilizarmos o telemóvel enquanto estivermos… a conduzir.

#3 – QUANTO MAIS SE ARRANCAM CABELOS BRANCOS, MAIS ELES CRESCEM
Os cabelos brancos ou pretos voltam a crescer brancos ou pretos. Dado que um cabelo cresce a partir de um único folículo, não existe risco de crescerem mais cabelos brancos depois de estes serem arrancados. O único risco verdadeiro é o desaparecimento do cabelo se o folículo for danificado.

#4 – O STRESS PROVOCA ÚLCERAS NO ESTÔMAGO
Problemas no trabalho ou em casa? Eis o stress a atacar. E basta que uma úlcera seja diagnosticada nesta altura para que se faça a associação direta: stress = úlcera.
Todavia, desde a descoberta da bactéria Heliobacter pylori que valeu a Barry Marshall o Prémio Nobel da Medicina, em 2005, sabe-se que esta infecção bacteriana é, de longe, a principal causadora de úlceras gástricas e do duodeno. 50% da população estará infetada com esta bactéria, que se transmite por via oral, mas apenas 20% dos seus portadores contraem úlceras.

#5 – UM DIGESTIVO AJUDA A DIGERIR
Tomado no final de uma refeição, bagaço, aguardente ou bagaceira, ou seja, bebidas com cerca de 45% de álcool, não podem facilitar a digestão, uma vez que o álcool abranda o processo. )…) Este fenómeno deve-se à passagem direta do álcool para o sangue e, depois, para o cérebro, que envia então sinais inibidores para a motricidade gástrica. Para bem digerir mais vale optar por chás, tisanas ou especiarias de infusão.

#6 – O JEJUM É BOM PARA A SAÚDE
A ideia de que o jejum leva a uma diminuição do volume do estômago por este se habituar a uma menor quantidade de comida, favorecendo, assim, uma perda de peso duradoura, não tem fundamento. O estômago recupera o seu tamanho assim que uma pessoa come e bebe normalmente.

#7 – É PRECISO USAR COTONETES PARA A LIMPEZA DOS OUVIDOS
Enfiar a cotonete no ouvido tem tendência a empurrar o cerúmen para o interior do canal auditivo e pode provocar eczemas ou até um traumatismo no tímpano. (…) Não costuma limpar o interior dos ouvidos? Deixe de se preocupar com o interior dos ouvidos! Basta retirar o cerúmen que surge à entrada do ouvido com um pouco de água.

#8 – O SOLÁRIO PREPARA A PELE PARA O SOL
A natureza dos raios UV emitidos pelos solários não é equivalente à da luz do sol. Estes pigmentam imediatamente a pele e conferem um ar ligeiramente dourado, mas não garantem uma verdadeira proteção, já que o tom dourado equivale a um creme de proteção solar de fator quatro, que não reduz o risco de cancro na pele. Para obter um tom moreno ao longo de todo o ano, mais vale utilizar cremes autobronzeadores, que são inofensivos.

#9 –ACORDAR UM SONÂMBULO É PERIGOSO
As crises de sonambulismo ocorrem nas fases de sono profundo, depois do adormecimento. (…) Os sonâmbulos podem agir, mas não estão conscientes dos seus atos, nem se lembram deles depois de acordar. Deve, ou não, acordá-los? A sua reação pode ser por vezes de tal modo violenta que se pensou melhor não o fazer. Mas em certos casos de perigo para os próprios, não se deve hesitar.

#10 – O PEIXE É BOM PARA A MEMÓRIA
O argumento é que o peixe é rico em fósforo e que o fósforo será indispensável para a memória. Duplo erro. O peixe contém, de facto, fósforo, mas em menor quantidade do que a carne vermelha. Quanto à ação do fósforo sobre a memória, está por comprovar.

#11 – COMIDA E BEBIDA LIGHT SÃO MELHORES PARA A SAÚDE
Um produto light nem por isso é sempre mais leve em termos de calorias. Podemos assim encontrar um iogurte de frutos light mais calórico do que um iogurte natural. (…) Um estudo recente, financiado pela Comissão Europeia, sobre os efeitos a curto e a longo prazo do consumo de produtos light, mostra que os consumidores têm tendência a desvalorizar o valor nutricional destes produtos e a consumi-los em maior quantidade do que os produtos tradicionais, o que resulta em inúmeros casos de aumento de peso.

#12 – OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS SÃO MENOS EFICAZES
A ausência de convicção do médico e do doente relativamente a uma identidade da ação entre os originais e o genérico tem como consequência a diminuição considerável do efeito placebo, que desempenha um papel importante na eficácia dos tratamentos. (…) Assim se descobre que os gostos e as cores diferentes contribuem para as resistências irracionais aos genéricos.

 
Wook espera? 

Quero ler mais »

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!