10% de desconto

Vozes das Mulheres de Timor-Leste

de Teresa Cunha

editor: Edições Afrontamento, dezembro de 2006
VENDA O SEU LIVRO i

Os vinte e quatro anos de guerra foram, tanto para as mulheres, como para os homens de Timor-Leste, um amargo período de sofrimento. É a partir deste contexto sociopolítico que se procura desocultar e validar as palavras e os conhecimentos de mulheres, na presente fase de pós-conflito pós-colonial e de construção nacional.
Não é fácil ouvir as mulheres timorenses. A convicção da autora é que essa dificuldade reside no facto de nelas se sobreporem múltiplos colonialismos. A guerra e o sexismo têm organizado e sistematizado um silêncio rigoroso sobre muitas coisas e pessoas, mas sobretudo sobre as mulheres. Mais do que isso, têm tornado impossível para muitas mulheres o uso da palavra nem que fosse para, depois, ser silenciada. Desarmar as mulheres das suas próprias palavras, do poder de nomear, de enunciar, é a criação da inexistência. É muito mais do que discriminar e ignorar: é epistemicídio, é a mutilação da história e a obliteração da humanidade.
Neste trabalho a autora não procura estabelecer o discurso feminista sobre a construção da paz em Timor-Leste, mas antes resgatar, em pleno processo de reconstrução pós-bélica, o que tem sido dito mas também o que tem sido silenciado. Este exercício é a forma que escolheu para contribuir para a construção de alternativas, a partir da imaginação incomensurável das comunidades humanas.

Vozes das Mulheres de Timor-Leste

de Teresa Cunha

Propriedade Descrição
ISBN: 9789723608458
Editor: Edições Afrontamento
Data de Lançamento: dezembro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 234 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 194
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação, Sociedade & Culturas
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789723608458
Teresa Cunha

Teresa Cunha nasceu no Huambo, em Angola. Estudou Filosofia, Ciências da Educação e Sociologia. Tem vários trabalhos publicados sobre Timor-Leste. Com o título «Depois da Guerra, antes da Paz: As Vozes das Mulheres de Timor-Leste» na sua tese de mestrado que deu origem a este livro analisou a reconstrução pós-bélica de Timor-Leste a partir dos pontos de vista das suas mulheres. É doutoranda do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordena projectos de Desenvolvimento Local e de Cooperação Internacional no âmbito não governamental. É formadora sénior dos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa e professora na Escola Superior de Educação de Coimbra.

(ver mais)
Nós… Vozes… Elas

Nós… Vozes… Elas

10%
Chiado Books
13,00€ 10% CARTÃO
Never Trust Sindarela

Never Trust Sindarela

30%
Edições Almedina
21,12€ 20% + 10% CARTÃO
portes grátis