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Versos Vagabundos

Fragmentos de Mármore

de Lucília Verdelho da Costa

editor: Lema d`Origem, março de 2016
Embora, o saudosismo possa ser um sentimento interessante e a consulta ao passado uma excelente lição, a tentativa de o reviver constitui uma utopia, comportando a consequência última de todas as utopias que é a desilusão, além de outros prejuízos associados. A ilusão de que a vida de outros tempos se pode repetir é frequente, sobretudo em épocas de crise, quando o presente se apresenta adverso. No entanto, o tempo não admite repetições e qualquer redundância restauracionista é pura fuga à realidade.

Versos Vagabundos

Fragmentos de Mármore

de Lucília Verdelho da Costa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898342676
Editor: Lema d`Origem
Data de Lançamento: março de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 120 x 219 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 72
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789898342676
Lucília Verdelho da Costa

Lucília Verdelho da Costa, natural de Mirandela, é historiadora e crítica de arte, domínio em que publicou numerosas obras, artigos e outros trabalhos de investigação. Destas publicações merecem especial destaque como estudos pioneiros da arte, do restauro do património e da crítica de arte e da literatura, as seguintes obras: Ernesto Korrodi: 1889-1944. Arquitectura. Ensino e Restauro do Património (Lisboa, Editorial Estampa, 1997); Alfredo de Andrade. Da Pintura à Invenção do Património (Lisboa, Editora Vega, 1997); 25 Séculos de Cerâmica (Lisboa, Editorial Estampa, 2000) ; Cantarias Artísticas de Lisboa (Lisboa, Inapa, 2000); Fialho d’Almeida. Um decadente em revolta (Lisboa, Editora Frenesi, 2004).

Ao publicar Versos vagabundos, Fragmentos de Mármore sob a chancela da Editora Lema d’Origem, a Autora pretendeu essencialmente prestar homenagem à terra em que nasceu e viveu até ao final da adolescência. Transferindo-se sucessivamente para Coimbra e para Lisboa, e, depois, para Paris, estes versos espelham as vivências dessas deambulações, ritmadas por retornos, ausências, em sempiterna inquietação. Nas suas deslocações para Nancy, onde lecionou, ou para Itália, onde a sua obra académica está profundamente ancorada, jogam-se interstícios da memória, numa ambivalência constante entre as luzes do Norte e a atração pelo Sul, e a incomparável arte da Beleza. E, no entanto, a terra natal é sempre evocada, a infância surgindo intacta por entre as luzes tamisadas do Norte e os fragmentos dispersos do mármore das estátuas, tempo esculpido para além do Tempo, memória perdida e sempre reencontrada.

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