10% de desconto

Vernon Subutex 1

de Virginie Despentes; Tradução: Pedro Ventura
editor: Elsinore, janeiro de 2024
21,45€
19,31€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
Vernon Subutex faz parte de uma espécie em vias de extinção. Proprietário de uma loja de discos, viveu os anos 80 e 90 seguindo religiosamente a trindade sexo, drogas e rock 'n' roll. Passados vinte anos, Vernon depara com um novo mundo: a sua loja fechou, a maioria dos seus amigos morreu ou assentou, e o seu velho amigo, a estrela de rock Alex Bleach, acaba de desaparecer, vítima de overdose.

Sem emprego, casa ou planos, o futuro de Vernon passa agora pelas ruas de Paris. Os dados da sorte, no entanto, continuam a rolar e, graças a um comentário deixado no Facebook, espalha-se a notícia de que Vernon tem em seu poder algo de muito valioso: três cassetes de vídeo que Bleach, durante uma noite de farra, deixou como testamento. Entre produtores, estrelas porno e fãs desocupados, Vernon não faz ideia da multidão esfomeada que tem no seu encalço.

Com capítulos curtos e ritmo acelerado, Vernon Subutex 1 é um romance imperdível, um retrato cru e audaz da sociedade europeia contemporânea, definido pela crítica como «parte épico social, parte thriller punk rock, escrito com uma fúria que nos atinge em cheio como um murro».

«Uma epopeia parisiense à la Zola, centrada tanto na classe como no sexo.»
The New York Review of Books «Isto não é um romance, é um eletrocardiograma.»
Le Figaro

Vernon Subutex 1

de Virginie Despentes; Tradução: Pedro Ventura

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897875946
Editor: Elsinore
Data de Lançamento: janeiro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 235 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 344
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789897875946

Fiquei em êxtase!!

TeresaC

Depois de ter lido Teoria King Kong, não tinha como não querer conhecer mais da obra de Virginie Despentes. Mais uma vez, a escrita é acutilante, incisiva, desconfortável, mordaz. Nada poética, serena ou delicada. As personagens, que são muitas e cujos caminhos se vão em algum ponto tocando, são egocêntricas, cínicas, falsas, interesseiras, violentas, arrogantes e narcisistas. Aqui não há heróis, e quase não há lugar à empatia ou à confiança no outro, porque mesmo a amizade é já um dialeto por poucos conhecido. O amor, enquanto verdadeiro afeto, não parece fazer parte deste submundo parisiense que se divide entre a música, o sexo, as drogas e o álcool. Respira-se uma decadência moral e social. A palavra de ordem é a da sobrevivência, do cada um por si e do salve-se quem puder, todos julgam mas ninguém olha para dentro de si. É o racismo, a pobreza e a extrema direita a ganharem terreno. A par de tudo isto, Vernon Subutex vai-se aproximando do fim da linha. É também o fim de uma era. Por várias vezes este livro foi demais até para mim, que tenho bom estômago literário, mas ao mesmo tempo não consegui parar de ler. É vibrante, inebriante, quase hipnotizante. Um verdadeiro "bad-ass" sem meio-termo, que ou adoramos ou nos causa repulsa. Eu adorei apesar de me ter incomodado, e posso dizer que cada vez gosto mais de Despentes.

SOBRE O AUTOR

Virginie Despentes

Virginie Despentes é uma autora e realizadora francesa, além de reconhecida crítica cultural e feminista. Membro da Academia Francesa, a sua obra, provocadora e focada na sociedade urbana dos últimos trinta anos, tem sido galardoada com vários prémios.
De entre os seus livros, destacam-se Bye Bye Blondie, Teoria King Kong (Ed. Orfeu Negro, 2016) e Apocalypse Baby (Ed. Sextante, 2011), vencedor dos Prix Renaudot de 2010, e a trilogia Vernon Subutex, vencedora, em 2015, do Prix Anaïs Nin, Prix Landerneau e Prix La Coupole, e finalista do Prémio Man Booker Internacional.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU