Um Olhar Sobre as Obras e Providências de Reinaldo Oudinot Livro
A actualidade de uma proposta com mais de 200 anos
de Raimundo Quintal, João Baptista Pereira Silva, Danilo Matos e Rui Carita
Sobre
o LivroDurante os três anos de trabalho na Madeira, de 1804 a 1806, o brigadeiro Reinaldo Oudinot, um engenheiro francês ao serviço da coroa portuguesa, desenvolveu uma enérgica atividade de planeamento e de coordenação das inadiáveis obras de reparação e de proteção das ribeiras da ilha da Madeira, após a calamitosa aluvião de 1803. Formou uma equipa e um gabinete de trabalho, com vários madeirenses, que se constituiu como uma autêntica escola de desenho topográfico e hidrográfico, de projeto e de direção de obras públicas.
Num olhar sobre o seu trabalho, escrito e edificado, desafiámos quatro personalidades para um exercício de reflexão sobre o passado, sem descuidar a análise das políticas adotadas que se pretendem assumir como preventivas aos danos das aluviões. Esta obra recebeu os artigos do historiador Rui Carita, do geógrafo Raimundo Quintal, do engenheiro geólogo João Baptista Pereira Silva e do engenheiro civil Danilo Matos.
É prefaciada por um registo biográfico do nosso protagonista e contém uma transcrição completa do seu Plano das obras e Providências necessárias para o reparo das ruínas causadas na Ilha da Madeira pela Aluvião do dia 9 de outubro de 1803. Em benefício de pesquisas e trabalhos posteriores, contém um anexo que transcreve dezenas de documentos coevos da sua passagem pela Madeira, onde terminou uma vida recheada de projectos e construções em que se notabilizou.
Desde o último desastre de 2010 há mais alertas sobre os caminhos a seguir na prevenção de futuras catástrofes. Com um olhar rigoroso, sobre 4 áreas, os autores deixam avisos e reflexões sobre como podemos corrigir os problemas que persistem e colocam a região em risco. (Deveria ser de) Leitura obrigatória!
Impressionante análise dos estudos efectuados pela equipa de Oudinot.