Três Histórias de Esquecimento

de Djaimilia Pereira de Almeida
Editor: Relógio D'Água, novembro de 2021 ‧
19,00€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Três Histórias de Esquecimento inclui as novelas A Visão das Plantas e Maremoto, que já tiveram edição autónoma, e a inédita Bruma.

Nasceram de uma afirmação do filósofo britânico Peter Geach: "Talvez um homem possa perder a sua última chance quando é novo, e depois viver até ser velho: viver contente e sentir-se em casa no mundo, mas aos olhos de Deus estar morto."

Quem nos salva da possibilidade de, cedo na vida, nos termos desperdiçado? Este tríptico reflecte sobre este desperdício, tomando a vida de três homens.

Três homens, encarnações do desespero perante perguntas a que a História não responde. Celestino, um traficante de escravos de regresso a casa, emparedado num jardim, em A Visão das Plantas; Boa Morte da Silva, arrumador de carros, ex-combatente da Guerra Colonial, deixado à sua sorte numa rua de Lisboa, em Maremoto; Bruma, duplo fantasioso do escudeiro negro que lia histórias ao pequeno Eça de Queiroz, em Bruma.

As vidas de Celestino, Boa Morte da Silva e Bruma esfumam as certezas e abraçam as contradições. Fantasmas guardados dentro dos livros, alegorias da escrita e da leitura, que estas Três Histórias tentam fazer regressar ao nosso espanto.

Três Histórias de Esquecimento

de Djaimilia Pereira de Almeida

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897831935
Editor: Relógio D'Água
Data de Lançamento: novembro de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ficção Portuguesa
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Contos
EAN: 9789897831935

Obra notável

João Manuel Vintém

Três histórias com um elo comum: o passado de cada pessoa marca sempre o seu presente e o seu futuro. As circunstâncias da vida moldam as personalidades, para o bem e para o mal. Esta obra que reúne três novelas afirma-se como uma só obra de grande qualidade.

Três histórias para não esquecer

Manuela Cunha

Três histórias,  três homens e temas como a escravidão, tráfico de escravos e a Guerra Colonial. Podem os homens que cometem atrocidades viver e morrer descansados, a tratar de um jardim, por exemplo, como o Celestino? Como será carregar esse fardo da culpa, da consciência e do passado sujo de sangue, como o Boa Morte, e viver do que se escreve a uma filha que nunca o vai ler? E como é que Bruma é mais livre que um homem verdadeiramente livre? Gostei de todas as três histórias  mas ´´Maremoto´´ entranhou-se mais, talvez porque a geografia faz parte de um quadro ´´familiar´´que vemos diariamente, sem nunca sabermos que histórias guardam os Boa Morte e as Fatinhas com os quais nos cruzamos na rua.

SOBRE O AUTOR

Djaimilia Pereira de Almeida

Djaimilia Pereira de Almeida é autora de vários livros, entre os quais Luanda, Lisboa, Paraíso, As Telefones, Três Histórias de Esquecimento, Ferry e Toda a Ferida É Uma Beleza, vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB 2024. Os seus livros e ensaios receberam vários prémios, incluindo o Prémio Oceanos, e estão traduzidos em dez línguas. Em 2023, Djaimilia recebeu o Prémio FLUL Alumni, atribuído pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou. Em 2025, recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora, pelo conjunto da sua obra literária. Ensinou na New York University. Escreve na Quatro Cinco Um e no Observador. Nasceu em Luanda.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU