10% de desconto

Transiberiana

de Maria João Castro; Ilustração: Eduardo Salavisa

editor: ArTravel, abril de 2021
A 2ª edição de Transiberiana, de Maria João Castro devolve-nos uma viagem inusitada pela linha ferroviária mais longa do planeta. Num palimpsesto das geografias paisagísticas e internas, a autora tenta (re)escrever a atmosfera do percurso realizado numa narrativa contínua e profundamente reflexiva.

Desenhos de Eduardo Salavisa e um caderno a cores das imagens mais emblemáticas do itinerário percorrido.

«Um livro inesperado onde há romance e poesia. Um texto que não se limita a ser informativo mas que é, sobretudo, um texto vivido.»
Nuno Júdice

«Um livro que me encantou, delicioso em vários aspectos. Como historiadora de arte, a autora tem um interesse particular pelas manifestações artísticas, tem uma interpretação estética própria. Ao longo de vários momentos de uma viagem ex-mítica dá-se a conhecer o outro naquela que é uma viagem verdadeiramente iniciática.»
Eduardo Lourenço

«Neste livro reflecte-se sobre a viagem como trajecto não como destino, é o que acontece entre dois pontos que interessa; é esse o sentido do livro e que verdadeiro sentido.»
José-Augusto França

Transiberiana

de Maria João Castro; Ilustração: Eduardo Salavisa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899971974
Editor: ArTravel
Data de Lançamento: abril de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 232 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 136
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Literatura de Viagem
EAN: 9789899971974
e e e e e

Comboio mítico

Sebastião D.

O Transiberino é um comboio mítico e a história aqui contada uma porta de acesso a essa viagem que compõe o imaginário da deslocação ferroviária. Um belo bilhete de embarque.

e e e e e

Viagem de autor

Manuel Maria

Viagem com a autora desde a primeira página .... envolvente e com grande ritmo narrativo.

e e e e e

Viagem ferroviária lendária

Lina Mantua

Viagem ferroviária lendária, o transiberiano devolve o espírito dos lugares que atravessa. Narrativa que acompanha o ritmo das rodas sobre os carris e se desenrola como um filme composto por fotogramas russos, mongóis e chineses.

e e e e e

Viagem pela história cultural euro-asiática

Humberto Leiria

Está reedição de Transiberiana é uma excelente oportunidade para fazermos uma viagem pela história cultural euro-asiática, a partir de uma crónica que segue a linha ferroviária mais extensa do mundo. Há muitas histórias paralelas dentro da sequência narrativa principal, nomeadamente a nível literário, artístico, político e factual. Um excelente livro que vai para além da reportagem de viagem.

e e e e e

Histórias paralelas

Margarida Pinto

Em Transiberiana, a autora constrói uma série de histórias que decorrem paralelas à travessia ferroviária, devolvendo-nos a magia das longas jornadas do passado. Bem escrito e com sugestões de leituras transversais.

e e e e e

A bordo!

Mariana

A bordo do transiberiano, a grandeza da distância, a desmesura do espaço e do tempo é-nos dado pela autora que nos guia nesta terra de exílio e esquecimento unindo dois pontos entre a Europa e a Ásia. Chamaram-lhe “a viagem das viagens” e percebe-se porquê ao ler as páginas deste livro épico e lírico.

e e e e e

Rússia, Mongólia, China

Sónia Lopez

Uma narrativa que nos leva pelas cores e sabores de novas culturas atravessando a Sibéria e as infinitas estepes mongóis até chegar ao destino final, no topo da Grande Muralha da China.

e e e e e

Uma jornada cinematográfica

A. Almeida

Uma jornada cinematográfica cadenciada pelo ritmo da paisagem e das rodas nos carris, é o que este novo livro de Maria João Castro propõe.

e e e e e

Inspirador

Cristina Salavisa

Apreciei a forma realista com que a autora transmite aos leitores as suas experiências - o que nos leva a quase viver, literalmente, cada aventura. Bastante inspirador e motivador.

e e e e e

Uma jornada e um balanço

Daniel Saraiva

Este livro é, no fundo, a narrativa de uma jornanda e um balanço intimista, que a autora partilha com o leitor convidando-nos a embarcar no Transiberiano, esse comboio mítico e longínquo numa viagem profundamente enriquecedora.

e e e e e

Cativante

Maria Reis Fonseca e Sousa

Mantendo o seu estilo de escrita cativante, a autora descrever os lugares a partir de historias paralelas que nos envolvem abrindo o espírito para novas leituras-

e e e e e

Leitura fluída

Marina

Interessante alguns pontos de vista da autor. Uma leitura fluída, simultaneamente leve e profunda, expansiva e refletiva. Foi o primeiro livro que li de Maria João Castro e fiquei curioso para ler os restantes.

e e e e e

Viagem sobre carris

Paulo Gonzaga

Quem conhece a escrita da autora não vai perder mais uma história de viagem, desta vez sobre os carris de um comboio tão peculiar. Aconselho definitivamente.

e e e e e

Fascínio da viagem efetiva

Pamela M.

Depois de tanto tempo confinados, este livro devolveu-me o fascínio da viagem efetiva.

e e e e e

Espaço e Tempo

Mary Dgore

Com as suas profundíssimas observações, a autora mostra como a arte de viajar se oferece tanto o espaço como o tempo.

e e e e e

Um livro que é um pretexto para leituras transversais à viagem

Manuela Maria

Esta nova edição do livro de Maria João Castro condensa um conjunto de informação sobre os grandes autores russos que convida a leituras transversais à viagem efetuada pela autora. Com uma grande clareza narrativa, a história aqui contada faz-nos desejar subir para um comboio e percorrer as várias geografias que esta linha férrea secular atravessa, ao sabor da paisagem que se oferece para lá da janela.

e e e e e

Uma viagem inesquecível

Rute Salazar

Maria João Castro guia-nos através da Rússia, Mongólia e China. Na bagagem, curiosidade, respeito e referências aos grandes autores no maior país do mundo. Transiberiana é mais que um livro de viagens: é o testemunho de quem percorreu diversos fusos horários com alma, vivendo, aprendendendo e redimensionando uma travessia sentimental numa viagem inesquecível.

e e e e e

Uma viagem pela linha ferroviária mais longa do mundo

M. Melo

Este volume narra uma viagem efetiva e reflexiva pela linha ferroviária mais longa do mundo, traçada num cruzamento de ritmos: a paisagem exterior que corre para lá da janela, e a interior feita de ilações a partir da leitura dos grandes clássicos da literatura russa.

Maria João Castro

Maria João Castro é investigadora académica em História de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na sua área de especialização, tem vindo a debruçar-se sobre temas afetos à Cultura Contemporânea e aos Estudos Artísticos, focando-se quer na relação da Arte com o Poder, quer no que concerne à Viagem e aos estudos (Pós) Coloniais. Publicou vários títulos nesse âmbito, nomeadamente: Notas de Viagem (2012), Itinerários Perdidos (2013), Transiberiana (2014), Zanzibar e Arte de um (Re)Encontro (2016). Colabora como cronista de viagens na revista Across, Luxury, Travel & Safaris.

(ver mais)
O Transiberiano

O Transiberiano

10%
Lugar da Palavra
11,13€ 10% CARTÃO
Do Cabo da Roca a Vladivostok

Do Cabo da Roca a Vladivostok

10%
Chiado Books
10,00€ 10% CARTÃO