10% de desconto

Arte e viagem (pós-)colonial na obra de José de Guimarães

Art and travel (post-)colonial in the work of José de Guimarães

de Maria João Castro

idioma: português, inglês
editor: Caleidoscópio, abril de 2018
VENDA O SEU LIVRO i
Ao longo do seu percurso José de Guimarães tem vindo a desenhar um atlas da viagem contemporânea que se revela como uma descoberta de si através do outro e que se desenvolve a partir de uma trajetória própria. na verdade, parte da cultura visual e pesquisa plástica do artista viajante português reflete, de modos diferentes e em registos distintos, uma problemática profundamente atual do mundo global de que o século XXI é herdeiro, traduzindo uma sensibilidade atenta que dispensa qualquer glosa.

Throughout his career, José de Guimarães has drawn an atlas of contemporary travel that has become a discovery of self through the Other and has evolved out of his own journey. In effect, part of this Portuguese traveller-artist’s visual culture and plastic research refl ect, albeit in different modes and registers, an extremely current problematic of this global world that the 21st century has inherited, accompanied by a sensitive awareness that needs no further comment.

Arte e viagem (pós-)colonial na obra de José de Guimarães

Art and travel (post-)colonial in the work of José de Guimarães

de Maria João Castro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896585105
Editor: Caleidoscópio
Data de Lançamento: abril de 2018
Idioma: Português, Inglês
Dimensões: 166 x 238 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 216
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Inglês > Arte > História da Arte Livros em Português > Arte > História da Arte
EAN: 9789896585105
e e e e e

Variadas perspetivas

Eduarda Salles

Variadas perspetivas sobre a obra de um artista plástico basilar no universo da cultura contemporânea nacional.

e e e e e

Uma Antologia polifónica e basilar sobre a obra de José de Guimarães

José Manuel P.

A antologia que se apresenta reúne um conjunto de textos de autores distintos sob um dominador comum: a viagem. Percorrendo a obra plástica de um artista português contemporâneo considerado por muitos o mais internacional da atualidade, a obra supracitada oferece uma visão polifónica e basilar que acrescenta novas perspectivas e possibilidades de leitura a uma criação estética de invulgar fulgor.

e e e e e

Uma Antologia da Viagem da Arte e da Arte da Viagem

Alexandre M.

A antologia coordenada por Maria João Castro reúne uma coleção de textos ecléticos de historiadores de arte, críticos e ensaístas que nos devolvem o melhor da reflexão sobre a arte de um artista basilar da cultura portuguesa contemporânea: José de Guimarães. Uma coletânea de textos a regressar, inspiradora e poética.

Maria João Castro

Maria João Castro é investigadora académica em História de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na sua área de especialização, tem vindo a debruçar-se sobre temas afetos à Cultura Contemporânea e aos Estudos Artísticos, focando-se quer na relação da Arte com o Poder, quer no que concerne à Viagem e aos estudos (Pós) Coloniais. Publicou vários títulos nesse âmbito, nomeadamente: Notas de Viagem (2012), Itinerários Perdidos (2013), Transiberiana (2014), Zanzibar e Arte de um (Re)Encontro (2016). Colabora como cronista de viagens na revista Across, Luxury, Travel & Safaris.

(ver mais)
Mamíferos nos Mosaicos Romanos da Península Ibérica

Mamíferos nos Mosaicos Romanos da Península Ibérica

10%
Caleidoscópio
26,50€ 10% CARTÃO
portes grátis
Museu Colecção Berardo - Um Itinerário

Museu Colecção Berardo - Um Itinerário

10%
Museu Coleção Berardo
18,50€ 10% CARTÃO
portes grátis