Trabalho e Família na Transição para a Idade Adulta

de Cláudia Andrade

editor: LivPsic
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
As mudanças sociais dão hoje novos contornos à transição para a idade adulta colocando desafios ao modo como os jovens vivem esta transição e anticipam os seus futuros papéis de adulto. Para além disto, os processos de transição para a idade adulta tendem a ser vividos, cada vez mais, num contexto de coabitação com os pais. Em que medida este convívio mais prolongado reforça o peso da tradição? Sabe-se que a conciliação dos papéis familiares e profissionais, um dos desafios incontornáveis da futura vida adulta, tinha sido, nas gerações anteriores, essencialmente assumida pelas mulheres, dando lugar a sobrecarga conhecida pelo fenómeno do "segundo turno" de trabalho. Para conseguir esta conciliação, as mulheres optaram por renunciar a investimentos pessoais, profissionais ou familiares mais ambiciosos. Será que o mesmo tipo de estratégia ainda é considerado adequando pelos jovens e pelas jovens hoje em dia? Será o passado ainda reconhecido como padrão, como modelo estruturante, ou será que, pelo contrário, certo elementos de ruptura podem ser identificados? Em que medida a tradição ou, pelo contrário, estimula um retorno ao passado? É o que se propõe analisar a presente obra ao eleger como temática a antecipação da conciliação dos papéis profissionais e familiares na transição para a idade adulta num quadro de influências de pais para filhos.

Trabalho e Família na Transição para a Idade Adulta

de Cláudia Andrade

ISBN: 9789898148339
Editor: LivPsic
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 228 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9789898148339
e e e e e

Pedro Faria

Pedro Tiago Pinto Faria

O livro debruça se sobre um grande tema da actualidade, "A questão da transição para a idade adulta" focando se nos principais factores psicológicos e sociais que influencia esta ingressão. O livro divide-se nas componentes Teórica-Empírica no sentido de estabelecer pontes entre as duas. É um excelente livro, conciso e com uma linguagem acessível e direccionado para investigadores, docentes e discentes e mesmo para indivíduos que estejam atravessar esta fase do ciclo de vida.

Cláudia Andrade

Diplomada em Interpretação/Teatro do Gesto pela Escola Estudis de Teatre (Barcelona), é mestra em Teatro e Comunidade pela ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema).

Trabalha como atriz desde 1993 em diversos projetos com o Teatro Meridional, Teatro da Cornucópia, o Trigo Limpo teatro ACERT, Quarto Período-o-do-Prazer, o Teatro do Morcego, o Théâtre de la Mezzanine, Cia Jordi Bertrán, Próxima Estação, entre outros. Teve formação com Marcia Haufrecht, Neville Tranter, Norman Taylor, Alain Gautré, Philippe Gaulier, Christophe Marchand, Claire Heggen e Monika Pagneux em diversas áreas como movimento, clown, bufão, manipulação de marionetes, canto e dança aérea. Colaborou e concebeu vários projetos para o serviço educativo do CCB, do Teatro Maria Matos e Culturgest, tendo desenvolvido espetáculos na área de teatro comunitário, como é o caso de Um Elo chamado Jarmelo (com as populações do Jarmelo), Cientistas ao Palco (integrado na European Researchers’ Night) e Inesquecível Emília (no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo). Recentemente participou num intercâmbio artístico com o grupo de teatro comunitário Pompapeytriasos (Buenos Aires, Argentina). É colaboradora do CIAC e integra a Rede de Investigadores de Teatro Comunitário.

(ver mais)
Envio até 15 dias úteis
Vega
9,54€ 10% CARTÃO
Publicações Europa-América
8,50€ 10% CARTÃO