10% de desconto

Toda a Mafalda

de Quino
Editor: Iguana, outubro de 2024 ‧
38,85€
34,97€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
EDIÇÃO ESPECIAL WOOK RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA
Veja a edição especial #wookemcaixa

Inconformada, única e inesquecível, a Mafalda é uma irreverente criança de seis anos dotada de uma personalidade forte e de uma mente inquisidora, com um olhar crítico sobre as complexidades e contradições do mundo em que vive e uma obstinação em não fechar os olhos — e a boca! Defensora dos direitos humanos, a Mafalda opõe-se sagazmente às guerras, injustiças e desigualdades. E, acima de tudo, luta por que se acabe com a sopa no mundo, e com a prepotência de quem a quer impor.

Toda a Mafalda é a edição completa que reúne todos os desenhos e tiras que Quino, o seu brilhante criador, fez da sua personagem mais querida. Com prefácio de Umberto Eco, que considera a Mafalda «a heroína do nosso tempo», esta edição inclui uma contextualização histórica das tiras, homenagens de personalidades internacionais e portuguesas do mundo das artes e do espetáculo, entre outros materiais inéditos, que nos mostram que, após sessenta anos, as observações ousadas e perspicazes da Mafalda continuam tão pertinentes como nunca.

"A eterna menina contestatária foi criada há mais de 60 anos, mas continuará para sempre com os seus seis cheios de tiradas inteligentes e irónicas. Quino criou na Mafalda a filha que nunca teve e fê-lo com tal maestria que, ainda nos dias de hoje, continua jovem e atual.
Toda a Mafalda é a edição completa que reúne todos os desenhos e tiras que Quino fez da sua personagem mais icónica, misturando humor com crítica social, para além de apresentar uma biografia extremamente completa do autor. Inclui ainda uma contextualização histórica das tiras, homenagens de personalidades internacionais e portuguesas, entre outros materiais inéditos. Neste livro podemos recordar as conversas perspicazes de Mafalda e dos seus amigos: as angústias de Filipe, os desejos de matrimónio e maternidade de Susanita, assim como a ignorância e ambição de Manelito, entre outras personagens.
As tiras de Mafalda tiveram uma curta vida para tão grande personagem - foram escritas apenas entre 1964 e 1973 - mas a magia desta menina inconformada, única e inesquecível está exatamente no fato de não nos cansarmos de a ler e reler.
Quino demonstrou ao longo dos anos que as crianças são as depositárias da sabedoria e Mafalda prova-nos isso, conforme explica apontando para o seu globo terrestre: «Sabes porque é que este mundo é bonito? Porque é uma maquete… o original é um desastre!». Um livro indispensável para miúdos e graúdos rirem e refletirem."

Toda a Mafalda

de Quino

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895832415
Editor: Iguana
Data de Lançamento: outubro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 207 x 269 x 43 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 608
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Banda Desenhada > Humor
EAN: 9789895832415

A Mafalda de sempre

Maria Santos

Este compêndio, da Mafalda levou-me aos tempos da infância, em que ela "era só "banda desenhada, até aos tempos de adulta, em que os comentários da Mafalda fazem todo o sentido e após 40 anos, estão muito actuais. Um livro para ter sempre á mão e passar da tristeza e nostalgia, a dar valentes gargalhadas.

Intemporal

H. Miranda

Adorei o livro! As tiras da Mafalda são sempre divertidas e atuais. Gostei que o livro também tenha a história da Mafalda.

Divertido e inteligente

Mónica Ferreira

Todas as tiras da grande Mafalda, que embora pequena e jovem é mais certeira e convicta do que a maioria dos adultos que pisam este nosso Mundo. Maravilhosa leitura para pequenos e graúdos. Adorei

A Mafalda é única!

Hannibal Saints

Ter toda a vivência e sabedoria da Mafalda junta é uma preciosidade!

Genial

Fátima Linhares

Mafalda continua a ser atual, mesmo tendo sido criada há tantos anos. As suas tiradas certeiras, apesar dos seus 6 anos, estão cheias de sinceridade. Genial.

Colecção

JC

Todos os livros num só, para quem é apaixonado pela Mafaldinha

Quando dizem "Toda", é mesmo toda, só falta a própria Mafalda.

José Pereira

Um livro engraçadíssimo, com temas sérios retratados de forma divertida, embora a sociedade atual tenha "evoluído", encontramos neste livro situações ainda atuais. Para os fãs e não só, um livro que poderá ser visto como um "manual sociológico".

SOBRE O AUTOR

Quino

Autor de banda desenhada (BD), caricaturista e ilustrador argentino, Quino, pseudónimo de Joaquín Salvador Lavado ((Mendoza, Argentina, 17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020), sendo filho de imigrantes espanhóis originários de Fuengirola (Málaga).
Uma vez terminados os estudos em Belas-Artes, Quino tentou a sua sorte como desenhador na capital argentina, Buenos Aires, quando tinha 18 anos. Não conseguindo trabalho, regressou a casa e fez diversos cartazes publicitários nos seus primeiros anos de trabalho, até que se mudou para Buenos Aires, em 1954, onde o seu trabalho acabaria por, a pouco e pouco, ser devidamente reconhecido.
Começou a trabalhar como ilustrador para títulos tão diversos como Avivato, Esto Es, Que, Siete Dias, Tia Vicenta, Vea y Lea, entre outros, fazendo abundante número de caricaturas. Nos seus primeiros trabalhos nota-se que sofreu influências plásticas de Walt Disney e do argentino Guillermo Divito.
Mundo Quino, título do seu primeiro livro, foi editado em 1963.
Em 1964 surgiu a sua personagem emblemática, Mafalda, a contestatária, série de banda desenhada publicada nos jornais em tiras (curta sequência de quadradinhos), que inicialmente tinha sido imaginada para uma campanha publicitária a eletrodomésticos e que, entretanto, acabou por ser recusada. Inicialmente, Mafalda foi publicada no suplemento de humor da revista Leoplán, com três tiras, passando a surgir regularmente em Primera Plana (1964), depois no El Mundo (1965) e finalmente no Siete Dias (1967), terminando em 1973, apesar do grande sucesso alcançado em diversos países. Esta decisão prendeu-se com o desejo do autor de se dedicar inteiramente ao desenho de humor, à caricatura, por um lado, e de não cair na sempre dificilmente inevitável armadilha da repetição de ideias. A popularidade e atualidade da Mafalda continuam, apesar da BD desta personagem ter terminado há décadas. Para além disso, está associada a séries de desenhos animados e a diversos produtos derivados.
A obra de Quino é muito vasta, encontrando-se editada nas principais línguas. Os seus Cartoons, aparentemente tão simples, retratam como poucos os inacreditáveis meandros da burocracia, a sempre surpreendente estupidez humana, a prepotência dos mais fortes sobre os mais fracos, entre outras célebres evocações que são recorrentes da sua obra, marcada por um humor e um grafismo sem igual.
O autor, que em Portugal tem um grande número de livros editados pela Dom Quixote, Bertrand e Teorema, já se deslocou ao nosso país para encontros com os jornalistas e os leitores portugueses em 2001 e em 2003.
Foi distinguido várias vezes, destacando-se: o Troféu Palma de Ouro do Salão Internacional de Humorismo de Bordighera (1978), "Desenhista do Ano" a nível mundial (1982), o Prémio B' nai B' rith Derechos Humanos (1998) e o Prémio Quevedos de Humor Gráfico (2001).
Foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias na categoria de Comunicação e Humanidades em 2014.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR