10% de desconto

Tebaida

de João Jacinto

idioma: português, inglês
editor: Documenta, maio de 2019
VENDA O SEU LIVRO i
O trabalho de João Jacinto assenta num processo onde cada obra se faz e refaz, com todas as outras, em paralelo.

Este livro foi publicado por ocasião da exposição Tebaida, com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues, realizada na Galeria Sete - Arte Contemporânea, em Coimbra, de 4 de Maio a 7 de Junho de 2019.

«O trabalho de João Jacinto assenta num processo onde cada obra se faz e refaz, com todas as outras, em paralelo. Um processo que não é imediato e se gere num tempo próprio, onde as coisas surgem por camadas e se mostram lentamente.
Se por vezes esse tempo é rápido, noutra instância ele demora dias, semanas, meses ou até anos. Mas, no seu decorrer, ele é sempre um tempo mágico, inquieto, onde a cadência não é linear e as imagens deixam-se sobrepor, intersectar e revolver.
Dir-se-ia, então, que a vontade das coisas (que está sempre em transformação) impele uma acção que explora, ensaia e repete. Algo que dá corpo às obras com a mesma curiosidade, vontade e ímpeto com que uma criança se deixa fascinar; de forma prolongada. […]
Entre a figura e a matéria, entre o traço e a mancha, entre a pintura e o desenho, entre o fazer e o acontecer, as obras de João Jacinto procuram o registo de algo que está em movimento, ou em contínuo processo de transformação. Essa acção de mudança contínua transporta a inquietude que o leva a fazer e refazer o trabalho. Que o leva a procurar a diferença na repetição e, no fundo, a reflectir sobre a natureza de uma prática disciplinar, a forma como esta é vivida e a necessidade premente de ver e intervir.»
Sérgio Fazenda Rodrigues

«As cabeças cortadas de Jacinto, pousadas sobre prateleiras e tendo por fundo a rugosidade de muros há muito desleixados, por vezes amordaçadas, de outras com os olhos vendados, significam-nos essa nova condição, ou possibilidade, do rosto, num tempo histórico em que o humano enfrenta uma dúvida profunda sobre a sua condição, nisso se reflectindo os termos de uma nova política. A extrema solidão delas é, a seu modo, signo da sua profunda soberania.» Bernardo Pinto de Almeida

Tebaida

de João Jacinto

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898902801
Editor: Documenta
Data de Lançamento: maio de 2019
Idioma: Português, Inglês
Dimensões: 170 x 239 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Artes em Geral Livros em Inglês > Arte > Artes em Geral
EAN: 9789898902801
João Jacinto

João Jacinto [Mafra, 1966] vive e trabalha no Monte Estoril. Em 1985 iniciou os seus estudos artísticos na ESBAL. Lecionou entre 1989 e 1992 no Ar.Co em Lisboa. É, desde 2001, professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Expõe individualmente desde 1987, tendo participado em inúmeras exposições individuais e coletivas. A sua obra encontra-se representada em várias coleções: CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, Coleção António Cachola – MACE – Elvas, Fundação PLMJ, Lisboa, Museu do Chiado (Depósito Isabel Vaz Lopes), Lisboa, Museo Extremeño Iberoamericano de Arte Contemporaneo, Badajoz, Veranneman Foundation, Kruishoutem, Bélgica, Art Collectors, Genebra, Fine Arts Gallery, Bruxelas, Renate Schröder Gallery, Colónia, Gallery Catherine Clerc, Lausanne, Collection Kierbaum & Partner, Colónia, Fundação Carmona e Costa, Lisboa, entre outras.

(ver mais)
Anima Mea

Anima Mea

10%
Documenta
15,00€ 10% CARTÃO
Os Olhos Escutam | The Eyes Listen

Os Olhos Escutam | The Eyes Listen

10%
Documenta
20,00€ 10% CARTÃO
portes grátis