SOS Manipuladores
de Fernando Mesquita e Margarida Vieitez
Sobre
o Livro«Aquela pessoa tem o "dom" de mudar tudo, de um momento para o outro! A minha disposição, o meu humor, os meus planos, e até o que penso de mim próprio! Na presença daquela pessoa sinto-me cansado, irritado, stressado e com uma vontade inexplicável de fugir. Sinto uma pressão imensa, uma espécie de contrariedade, porque me obriga a fazer o que não quero, e o que quero não faço. Por vezes, faz-me sentir culpado, com uma culpa enorme que não consigo "digerir"! Afinal o que é que se está a passar comigo?» A resposta é simples: provavelmente, tem um manipulador na sua vida. Uma pessoa que no trabalho, numa relação amorosa, familiar ou de amizade não o deixa ser quem é, o subjuga, coloca em causa a sua autoestima e suga a sua energia e prazer de viver. A mediadora familiar Margarida Vieitez e o psicólogo Fernando Mesquita, recorrendo a casos reais e a exercícios práticos, explicam-lhe tudo o que precisa de saber para evitar ou afastar estas pessoas da sua vida: os sinais a que deve estar atento, as estratégias de manipulação geralmente utilizadas e os comportamentos que deve ter para não se deixar «intoxicar».
Livro enriquecedor onde os autores vão nos mostrando várias situações, perfis, traços e características... mostrando de um forma que podemos ter melhor perceção de pessoas completamente manipuladoras. Aprenda a ver-se livre dessa toxicidade.
Excelente para reconhecer a toxicidade de algumas pessoas que nos rodeiam...
A autora faz uma abordagem interessante ao tema. Faz-nos assim percepcionar os assuntos por outros prismas pelo que se torna assim enriquecedor. Descreve vários perfis e que incrivelmente encaixam na realidade de forma estrondosa. Tenta também encontrar soluções para quem lida com esse tipo de pessoa. Peca apenas pelo excessivo uso da exclamação.
Livro útil, com terminologia acessível e esclarecedora. O seu conteúdo fornece esclarecimentos e ferramentas para identificarmos e interagirmos, convenientemente, com os "manipuladores".
O livro apresenta situações reais, embora algumas sejam descontextualizadas. As soluções para o problema são escassas e óbvias. Não é um livro de "auto-ajuda", é mais um livro de "auto- muito pouca ajuda".
Assustadoramente frequente, este livro é um auxílio a quem necessita de compreender esta realidade, para que as "vítimas" percebam que são vítimas e para que possam perceber como quebrar o ciclo
Um livro útil, que nos ensina a ficar alerta embora ache que podia ter uma linguagem mais cuidada.
Um livro assustadoramente realista.
É incrivel como conseguimos identificar tantas pessoas que nos rodeiam ao lermos esta obra, feliz ou infelizmente! Muitas vezes nem sabemos ou reparamos que estamos a ser manipulados ou intoxicados, o certo é que se formos seguindo o que essa(s) pessoa(s) quer(em), conseguimos ser extremamente infelizes e depressivos! Um bom manual para aprendermos a pensar mais por nós, sem nos deixarmos levar por manipuladores e tóxicos.
Muito genérico mas com algumas idéias interessantes. Sendo um livro de divulgação geral é muito bom Recomenda-se à editora que reveja a obra para evitar repetições
A realidade transposta para um excelente guia de sobrevivência, para fazer face a certas relações humanas menos desejáveis.