10% de desconto

Leibniz em 90 Minutos

de Paul Strathern
Editor: INQUERITO, abril de 2002 ‧
7,50€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
Venda o seu livro
Bertrand Russell, que escreveu uma das melhores Obras críticas sobre a filosofia de Leibniz, era da opinião que Leibniz produzira duas filosofias. A primeira era uma filosofia simples para consumo público: uma metafísica optimista e superficial para deliciar princesas. A segunda, um conjunto de ideias menos optimistas que foram remetidas para uma arca. Faziam parte de um sistema mais complexo, lógico e profundo que só podia ser compreendido, com dificuldade, por mentes do calibre do próprio Leibniz (e Russell, evidentemente).

Ambas as filosofias ficaram inacabadas - se é que são, de facto, duas filosofias separadas. A maior parte dos outros comentadores, não possuindo mentes equiparadas às de Leibniz e Russell, afirmam que a filosofia simples e a complexa são, na realidade, partes integrantes da mesma coisa - que não é nem tão simples nem tão complexa como as suas duas partes.

Aliás, pode-se dizer que Leibniz foi o primeiro dos grandes filósofos alemães a produzir um sistema filosófico abrangente. Chegou à notável conclusão que o espaço e o tempo não existem, e só Deus pode ver as coisas como elas são realmente, de um ponto de vista sem perspectiva. No entanto, as infinitas substâncias que compõem o mundo não são materiais, são metafísicas, logo não são sujeitas às leis de causa e efeito. A sua interacção aparente é o resultado de uma harmonia preestabelecida que faz parte da criação de Deus.

Leibniz em 90 Minutos

de Paul Strathern

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726703884
Editor: INQUERITO
Data de Lançamento: abril de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 120 x 200 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 56
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 5603121280198
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Paul Strathern

Paul Strathern, nascido em 1940 em Londres, foi professor de Filosofia e Matemática e é autor de numerosos livros sobre ciência, história, filosofia e literatura, entre os quais duas coleções, Philosophers in 90 Minutes e The Big Idea: Scientists Who Changed the World, bem como do bestseller The Medici: Godfathers of the Renaissance. Recebeu o prémio Somerset Maugham pelo seu romance A Season in Abyssinia.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU