10% de desconto

Santo Estevam de Fayons

Um morgadio flaviense

de Luis Miguel Guapo Murta Gomes

editor: Edições Vieira da Silva, dezembro de 2012
VENDA O SEU LIVRO i
SANTO ESTEVAM DE FAYOENS: UM MORGADIO FLAVIENSE, nome antigo e pelo qual era conhecida a Paróquia, é o livro a que se propõe editar o autor - Luís Miguel Guapo Murta Gomes - que realizou um intensivo trabalho de investigação de cariz genealógico, geográfico e histórico, nos séculos XVII e XVIII. É de todo interessante assinalar aspectos curiosos de Santo Estêvão e de Faiões, actuais freguesias do concelho de Chaves. Nesta antiga povoação medieval, foi no século XVII instituído um Morgadio/Vínculo pela Família COELHO, ligada aos Fontoura, Melo, Teixeira e outras.

Sabe-se da existência deste Morgadio/ Vínculo, através da Escritura de Património Eclesiástico do Rev.mo P.e Francisco Coelho Fontoura, pois nela as diversas testemunhas indagadas pelos Oficiais Eclesiásticos narram, declarando existir, uma antiga Capela com bens encapelados, na nomeada povoação antiga. Nesse mesmo Processo, existe uma transcrição do testamento do instituidor e o que as testemunhas relatam vem corroborar a existência desta transmissão, de geração em geração. Pela genealogia, foi possível relacionar as pessoas indicadas, aos dados obtidos através da documentação. O nome do Morgadio/ Vínculo será designado por «Morgadio de São Bartolomeu» ou «Morgadio do Castanheiro».

Investigações foram feitas na Torre do Tombo (DGARQ/ TT), Arquivo Distrital de Braga, Arquivo Distrital de Vila Real, Arquivo de Salamanca e na Santa Casa da Misericórdia de Chaves, além de outras obras compulsadas… Esta monografia conta com vários capítulos, nos quais se pretendeu desenvolver investigação sobre a Província de Trás-os-Montes e Alto Douro, com especial ênfase para a região Flaviense, no que toca a notas genealógicas e outras e dar a conhecer algo inédito - no panorama genealógico e de historiografia local - que vai, certamente, enriquecer esta região muitas vezes esquecida…

Santo Estevam de Fayons

Um morgadio flaviense

de Luis Miguel Guapo Murta Gomes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897360114
Editor: Edições Vieira da Silva
Data de Lançamento: dezembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 169 x 240 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789897360114
Luis Miguel Guapo Murta Gomes

De ascendência Transmontana, Transtagana e Beirã, pelos seus Pais e Avós, natural da freguesia de S. Dinis, concelho e distrito de Vila Real, nasceu no dia 12 de Dezembro de 1980.
Licenciado, pré-Bolonha, em Biologia (Ramo Científico-Tecnológico em Biologia Animal Aplicada) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Fez Estágio, para a conclusão da Licenciatura, na área da Parasitologia de Peixes e subordinado ao tema: Pesquisa de Parasitas no Peixe-espada preto (Aphanopus carbo Lowe, 1839).
Foi Sócio, n.º 121, do Orfeão Universitário do Porto (OUP) tendo integrado a "Digressão de Verão Artístico-Cultural: Cabo Verde - 2001" em que foi como Sócio do referido Orfeão, "Embaixador da Cultura Portuguesa em Cabo Verde", estatuto conferido ao Orfeão e aos seus membros, sempre que este se faz representar no estrangeiro.
Foi Monitor de Biologia nas "Oficinas do Palácio de Cristal - Porto", enquanto frequentava a sua Licenciatura na Universidade do Porto, etc.
Pós-Graduado em Ciências da Informação e da Documentação, variante Arquivos, pela Universidade Fernando Pessoa (Porto).
Genealogista, com três ensaios sobre a sua Família feitos em 2008, 2009 e 2010.

(ver mais)
Pela Margem do Mondego

Pela Margem do Mondego

10%
Palimage
20,00€ 10% CARTÃO
portes grátis