Pela Margem do Mondego
Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca. Olhares da História
de Maria Amélia Álvaro de Campos
Grátis
Sobre o livro
Sobre
o LivroEste livro é um dos frutos do projecto de investigação sobre a História e o Património de Abrunheira e sua Região, promovido pela Casa da Povo de Abrunheira, entre 2014 e 2015.
«Ao ler esta obra percepciona-se com clareza a solidez dos conhecimentos adquiridos pela Autora na sua formação académica e a investigação materializada noutros estudos que já realizou, muito para além do trabalho de recolha bibliográfica e documental que persistentemente levou a efeito para a escrita deste livro. Mas sente-se também um certo enamoramento da Autora pelo espaço que estudou e que se intui quando olha o espelho das águas do rio no alto do monte, quando se encontra com as cicatrizes da passagem humana inscritas na paisagem, ou quando admira o tapete da vegetação que a recobre: verde na Primavera e Verão, transmutada em tons de vermelho e castanho no Outono e escurecida no frio Inverno.
Com esta obra as terras de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca iluminam-se. As velhas casas, quintas, casais, igrejas ou capelas, ainda que desaparecidos ou em ruínas tomam forma. O rio, as planícies e as elevações enlaçam-se e oferecem-se aos que neles vivem. As mulheres e homens dos seus campos e montes ganham corpo e alma. Porque foi com entrega e saber que Maria Amélia Campos escreveu uma história viva deste espaço, recortada no longo passado do Baixo Mondego, região rica e activa na construção da identidade e memória de Portugal.»
Maria Helena da Cruz Coelho