10% de desconto

Vínculos Quebrantáveis. O Morgadio de Boassas e suas relações. Séculos XVI-XVII

de Nuno Resende

editor: Palimage, dezembro de 2012
VENDA O SEU LIVRO i
O percurso de investigação [nesta obra] tornou-se fulcral, porque usou um arquivo caracterizado por grande número de processos judiciais, litígios na maior parte ligados à posse do vínculo ou de prazos, cobiçados por vários elementos da família, num trajecto que se inicia com o nascimento do vínculo na cidade do Porto, no terceiro quartel do século XVI, e que parece apagar-se na mesma cidade, próximo do final do século XVIII, sendo que grande parte das relações entre os seus membros se articularam a montante da cidade, em pleno vale do Douro. [...]
Como se poderá avaliar, o interessante deste estudo reside no facto de partir da análise de um indivíduo - o instituidor - para se atingir o(s) do(s) habilitante(s) do vínculo, acompanhando o processo, que se seguiu à morte do último, legítimo e directo administrador do morgadio, pela «visão litigante» que envolveu um círculo de familiares em contenda [...] cujos elementos cumprem o seu papel estritamente regulamentado pela instituição. O percurso realizado aponta noutra direcção, a de uma mudança na concepção do morgadio, não só como uma organização destinada a perpetuar valores míticos e simbólicos de nobreza e distinção mas, através de uma visão cognatícia alargada, como um meio orientado para colmatar falhas ou «defeitos do sangue» (expressão da época).

Inês Amorim
no Prefácio

Vínculos Quebrantáveis. O Morgadio de Boassas e suas relações. Séculos XVI-XVII

de Nuno Resende

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897030529
Editor: Palimage
Data de Lançamento: dezembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 169 x 240 x 15 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789897030529
Nuno Resende

Nuno Resende nasceu em Cinfães, a 29-8-1978. É licenciado em História, variante científica, pela Universidade do Minho (2001), mestre em Estudos Locais (especialização em construção de Memórias Históricas), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2005) e doutor em História da Arte Portuguesa pela mesma Universidade (2012). Foi investigador ao serviço do Museu Nacional Soares dos Reis (2003-2004), coordenador-científico da 2.ª fase do Inventário do Património Religioso e Cultural nos arciprestados de Lamego e Tarouca (2005-2007), onde comissariou duas exposições sob o tema do acervo religioso no vale do Douro («A Montante do Tempo», 2006 e «A Palavra e o Espírito», 2007). Entre 2008-2011 foi doutorando-bolseiro FCT e em 2012 investigador ao serviço da Universidade do Porto e da VALSOUSA. É atualmente docente no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras – UP. Entre os vários trabalhos publicados contam-se artigos e obras nas áreas da fotografia e retrato histórico, genealogia, arte religiosa e iconografia, micro-história, redes sociais, entre outros temas, num período que baliza entre a Idade Moderna e a contemporaneidade.

Outras Publicações

- Retratos de Terra e de Família (1997)
- Lamego: um inventário em Construção (2006)
- O Compasso da Terra: a arte enquanto caminho para Deus (coord. científica) (2006)

(ver mais)
O Morgadio e a Expansão no Brasil

O Morgadio e a Expansão no Brasil

10%
Tribuna da História
25,24€ 10% CARTÃO
portes grátis
Das Constituições dos Regimes Nacionalistas do Entre-Guerras

Das Constituições dos Regimes Nacionalistas do Entre-Guerras

10%
Imprensa de Ciências Sociais
21,00€ 10% CARTÃO
portes grátis