Retrato a sépia Livro
de Isabel Allende
Sobre
o LivroUm romance histórico ambientado no Chile de finais de século XIX, Retrato a sépia é uma saga familiar onde reencontramos algumas das personagens de Filha da fortuna e de A casa dos espíritos, romances fundamentais na obra de Isabel Allende.
Aurora del Valle sofre um trauma brutal que determina o seu carácter e apaga da sua mente os primeiros cinco anos de vida. Criada pela sua ambiciosa avó, Paulina del Valle, Aurora cresce num ambiente privilegiado, livre das limitações que oprimem as mulheres da sua época, mas atormentada por pesadelos horríveis. Quando tem de enfrentar a traição do homem que ama e a solidão, decide explorar o mistério do seu passado.
Obra de uma dimensão humana extraordinária, Retrato a sépia eleva a narrativa da autora ao auge da perfeição literária.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > Literatura > Romance
Mais uma vez, outro livro de Isabel Allende que adorei. Fiquei tão ansiosa como a Aurora em juntar as memórias. Também gostei bastante de rever a Paulina, presente n'A Filha da Fortuna, e que a sua personagem tenha sido mais aprofundada. Esta mulher é deliciosa e a sua teimosia consegue deixá-la ainda mais adorável.
Isabel Allende com o livro em questão narra a história de uma jovem adolescente, nascida em 1880, num bairro chinês da cidade de São Francisco, que através da escrita, do apoio infatigável das avós, da fotografia e da memória, naturalmente frágil, seletiva e discriminatória, procura encontrar todas as respostas de que necessita para compreender um passado que lhe foi ocultado. Numa linguagem envolvente, simples e à boa maneira romanesca, a autora procura focar aspetos distintos, não só relativos ao ser humano em si, mas também atinentes às realidades social e política da época. No geral, foi um livro muito interessante, que me fez mergulhar num universo linguístico muito diferente daquele a que estou habituado.