Reindustrialização da Escola

O multimédia e a reorganização do espaço escolar

de António Albano

editor: Edições Colibri, março de 2010
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O encontro das Tecnologias de Informação e Comunicação, de cariz informático, com a Escola provoca mutações profundas que ultrapassam a mera introdução de novos recursos na prática educativa. Tem implicações na própria concepção de Escola e das suas finalidades, mercê da forte componente económica (abertura da Escola ao mercado e constituição de uma indústria educativa) e da deslegitimação do conhecimento, reduzindo a educação a uma dimensão instrumental assente na informática. Assistimos a uma reindustrialização do espaço escolar assente em dois pilares: em primeiro lugar, o desenvolvimento de meios de transmissão educativa, ligados à informática, que vão procurar estabelecer uma paridade entre o plano educativo e plano económico; em segundo lugar, o envolvimento de actores exteriores ao espaço escolar que propõem uma concepção da relação pedagógica centrada em dispositivos comunicacionais e não na mediação humana.

Reindustrialização da Escola

O multimédia e a reorganização do espaço escolar

de António Albano

ISBN: 9789727729203
Editor: Edições Colibri
Ano: 2010
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 229 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 120
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação
EAN: 9789727729203
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Muito actual

António Albano

O autor mostra como a introdução das TIC na Escola provoca alterações significativas nas finalidades e funções da escola: abertura da escola ao mercado ( de que faz uma exaustiva análise - analisando os autores clássicos como Coulson e Tooley) , constituição de uma indústria educativa ( que o autor vai fazer ancorar nas raízes industriais da própria Escola Pública e das suas limitações), primado das competências sobre o conhecimento ( faz uma leitura negativa das correntes pós-modernas e do fim da escola – Lyotard, Bordieu, Illich e Lewis Perelman) e a colocação em primeiro plano de suportes comunicacionais informáticos ( multimédia educativo) e relegando para segundo plano a mediação humana. Bem fundamentado e muito actual.

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