Re-conhecendo e Transformando a Pedagogia

Histórias de SuperVisão

de Flávia Vieira
editor: De Facto Editores, junho de 2014
18,90€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
As histórias dos professores têm sido silenciadas. Demasiadamente. Como se não interessassem senão a cada um deles. Como se não constituíssem um legado inestimável do que se vive nas escolas. Como se dos seus enredos não pudéssemos extrair lições de valor. Como se o conhecimento que ilustram não fosse legítimo. Como se pudéssemos dispensá-las nos esforços que fazemos para compreender e transformar a educação. E no entanto, só essas histórias nos podem dar acesso à experiência dos professores, às suas ambições e dilemas, à sua luta por uma educação melhor para si e para os seus alunos. Por isso é preciso escutá-las, e é isso que este livro propõe. Partilham-se aqui histórias de experiências pedagógicas desenhadas num contexto formativo e desenvolvidas na sala de aula, nas quais a essência da superVisão reside no re-conhecimento e transformação da pedagogia, no quadro de uma orientação democrática para a educação.

Re-conhecendo e Transformando a Pedagogia

Histórias de SuperVisão

de Flávia Vieira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898557346
Editor: De Facto Editores
Data de Lançamento: junho de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 229 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 188
Tipo de produto: Livro
Coleção: Practicum
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789898557346

SOBRE O AUTOR

Flávia Vieira

Flávia Vieira é Professora Catedrática no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorada em Educação, tem centrado a sua investigação na formação/ supervisão reflexiva de professores, pedagogia para a autonomia nas escolas e transformação da pedagogia na universidade. Neste último domínio, tem coordenado, desde 2000, projectos multidisciplinares no contexto da universidade onde trabalha: Concepções de pedagogia na universidade: um estudo na Universidade do Minho (2000/2001); Transformar a pedagogia na universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem (2002-2004); Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade (2004-2006); Transformar a pedagogia na universidade: reflectir, (inter)agir, reconstruir (2007-2009). É coordenadora da linha de investigação Ensino Superior: Imagens e Práticas do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, no âmbito da qual foram se enquadram aqueles projectos e outros relacionados com a formação pedagógica dos docentes, a avaliação de dispositivos de inovação, representações da vida académica, e a colaboração universidade-escolas na produção de conhecimento educacional e na renovação das práticas escolares.

(ver mais)