100%

Inovação Pedagógica no Ensino Superior - Ideias (e) Práticas - Volume 1

de Flávia Vieira

editor: De Facto Editores, junho de 2017
DEVOLVEMOS 100% NA COMPRA DESTE ARTIGO - SAIBA MAIS i VENDA O SEU LIVRO i
Apesar das reformas do ensino superior em Portugal nos últimos anos, o estudo e a inovação da pedagogia continuam a ocupar um lugar marginal nas instituições. Mas é exatamente nessa margem, nesse ainda não-lugar, que podemos melhor compreender aquilo que impede e impele movimentos de mudança. Esta obra em dois volumes, organizada pelos membros do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia (NEIP) da Universidade do Minho, propõe aos seus leitores uma caminhada pela margem, uma viagem de reflexão sobre pressupostos, desafios e políticas de qualidade do ensino superior, sobre estruturas e projetos de apoio ao ensino e à aprendizagem, e sobre experiências de inovação e investigação das práticas. Certamente não queremos que a pedagogia permaneça na margem. E talvez um dia, quem sabe, ela ocupe o lugar que merece nas instituições de ensino superior. Mas por agora, teremos de continuar a lutar por esse lugar e nesta obra encontramos muitos modos de o fazer em contextos e campos disciplinares diversificados, que nos ajudam a compreender o que a pedagogia é e a vislumbrar o que pode (vir a) ser.

Inovação Pedagógica no Ensino Superior - Ideias (e) Práticas - Volume 1

de Flávia Vieira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898557704
Editor: De Facto Editores
Data de Lançamento: junho de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 233 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 206
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar
EAN: 9789898557704
Flávia Vieira

Flávia Vieira é Professora Catedrática no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorada em Educação, tem centrado a sua investigação na formação/ supervisão reflexiva de professores, pedagogia para a autonomia nas escolas e transformação da pedagogia na universidade. Neste último domínio, tem coordenado, desde 2000, projectos multidisciplinares no contexto da universidade onde trabalha: Concepções de pedagogia na universidade: um estudo na Universidade do Minho (2000/2001); Transformar a pedagogia na universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem (2002-2004); Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade (2004-2006); Transformar a pedagogia na universidade: reflectir, (inter)agir, reconstruir (2007-2009). É coordenadora da linha de investigação Ensino Superior: Imagens e Práticas do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, no âmbito da qual foram se enquadram aqueles projectos e outros relacionados com a formação pedagógica dos docentes, a avaliação de dispositivos de inovação, representações da vida académica, e a colaboração universidade-escolas na produção de conhecimento educacional e na renovação das práticas escolares.

(ver mais)