Os Olhos Amarelos dos Crocodilos
de Katherine Pancol
Sobre
o LivroEste é um romance sobre uma mentira, mas também sobre a amizade e o amor, o dinheiro e a traição, o medo e a ambição.
A acção desenrola-se em Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma intelectual, historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil. Casada, tem duas filhas, vive nos subúrbios e trabalha para pagar as contas.
Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres.
A escritora francesa Katherine Pancol traça com mestria um retrato real e vivo de mulheres que tentam triunfar na carreira profissional, na vida familiar e alcançar o reconhecimento social. Mas que, por baixo desta aparente vida de sucesso, escondem uma profunda infelicidade, falta de confiança e frustração.
Os Olhos Amarelos dos Crocodilos é uma verdadeira lição de vida. Este romance, um verdadeiro best-seller em Espanha e França, dá-nos a conhecer as mulheres que somos, as que queremos ser, as que nunca seremos e as que talvez sejamos um dia. Mulheres à procura de um caminho na vida, em busca de si próprias e à descoberta de novos amores.
Este livro prendeu-me desde a primeira página. Não conhecia a escritora, mas surpreendeu-me bastante. O livro proporciona muitas gargalhadas e por vezes algumas lágrimas. Todas as personagens têm história e são muito bem construídas, com personalidades únicas e marcantes. Recomendo vivamente!
Esta não será uma obra-prima da literatura, as personagens são rígidas e estereotipadas e a trama seria no mínimo improvável de acontecer. Mas há algo de extremamente viciante neste livro, as páginas voam sem darmos por isso e afeiçoamo-nos às personagens, que ainda sendo clichés, possuem caracteríscas bastante reais. Um bom livro para tardes quentes e preguiçosas.
De leitura e compreensão fácil. Historia sobre o quatidiano bem atual que nso transporta para a realidade que pode ser a nossa ou de alguém que cinhecemos.
Com uma escrita fluída e muito atual, esta narrativa prende pela verosimilhança da ação, pelas problemáticas sociais que aborda, pela realidade das personagens e pelo humor que perpassa por toda a obra. Gostei muito, ao ponto de ter procurado a continuação da história, que existe...
Adorei! Tem uma narrativa muito atual e realista, que nos prende desde as primeiras páginas e que nos faz refletir sobre as relações interpessoais no nosso quotidiano. Recomendo vivamente para quem gosta de histórias que poderiam, muito bem, ser a nossa.