Os Filhos da Droga
de Christiane F.; Tradução: Rui Pires Cabral
Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituta…
Sobre
o Livro
Sinopse
Este testemunho impressionante tem tido um impacto imenso por todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez. O relato desta adolescente sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro «charro» se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína, e o pungente testemunho da sua mãe fazem de Os Filhos da Droga um livro sem paralelo. Estas páginas ensinam-nos muito, não apenas sobre a droga e o desespero, mas também sobre a deterioração do mundo de hoje.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Os Filhos da Droga
ISBN
9789725304815
Editor:
Bizâncio
Idioma:
Português
Dimensões:
152 x 231 x 20 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
336
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Memórias e Testemunhos
Apesar de terem passado já mais de quarenta anos da sua publicação, este livro continua atual, é um alerta para os perigo dos vícios que atraem vícios maiores e cujo desespero podem levar as pessoas ao mais baixo nível de deterioração. Dos melhores livros de não ficção que já li, devia ser quase de leitura obrigatória, tem uma ótima narrativa que envolve o leitor e os próprios contornos da história vão chocando mais à medida que se avança na história. Pena que a vida da jovem não tenha seguido por melhores caminhos, mas apesar de tudo fica o exemplo do seu testemunho para a posterioridade.
Li este livro após recomendação da minha mãe, que o voltou a ler após vários anos, e não tenho nada mais a dizer sem ser: independentemente da vossa idade, tirem um tempo para o ler, não se vão arrepender.
Um dos livros que marcou a minha adolescência. O livro oferece uma perspetiva de dentro do mundo da droga, tendo em conta que é a história é contada diretamente por quem a viveu. Nesta biografia a autora não se contem nos pormenores e, sendo eu uma adolescente quando o li, fiquei com uma visão clara e negra do mundo das drogas. Recomendo a sua leitura.
É um livro que retrata muito bem os vícios e a forma como afetam o individuo. Além disso mostra a profunda angustia da mãe através dos relatos. Um livro que recomendo, bastante viciante e muito bom para sensibilizar os mais jovens...
É um livro escrito na primeira pessoa que conta também com alguns relatos da mãe. Christiane é alguém que entra no mundo da droga um tanto por influência dos amigos, outro pela vida que levou. É uma criança traumatizada que vê no grupo de amigos um escape à família. A certa altura não conseguia manter o vício e rendeu se à prostituição. Tentou por várias vezes a desintoxicação. É um livro muito marcante e com alguns pormenores explícitos. Só me apercebi realmente que era um grupo de crianças quando, a meio do livro, vi as fotos das personagens reais. O desespero é angustiante, as emoções são reais. Recomendo
Apesar do tempo que já passou é um livro que vale a pena ler, faz-nos pensar...
Um testemunho chocante do vício da droga e até onde este nos pode levar. Agradou-me o facto da edição incluir algumas fotografias.
Este livro é de facto muito bom (e nem se põe isso em causa), 5 estrelas na verdade, e possivelmente até real, mas.... Se eu quizer uma solução para a minha vida de toxicodependente atravez dessa pessoa e do seu testemunho como a contacto?! De que serve um testemunho anónimo?! Um livro do estilo que me impressionou foi "DA PRISÃO PARA A LIBERDADE", na última página do livro o autor teve a habilidade de expôr os seus contactos para que outros podessém alcançar a mesma solução...
É um livro muito bom, em que vemos outro lado da vida real.
Muito real e atual! Mostra como é entrar e viver num mundo que não tem nada de cor de rosa; e como é difícil sair dele. Revela toda a fragilidade humana e o que o ser humano é capaz de fazer por necessidade, por um vício... Li o livro quando era adolescente e adorei! Marcou-me imenso, tanto que acabei por comprar o livro passados quinze anos.
Sem dúvida, para ler e reler. Um verdadeiro clássico que nos apaixona e nos faz pensar na fragilidade e na facilidade com que determinados acontecimentos se podem tornar reais nas nossas próprias vidas.
Li este livro na minha adolescência e comprei-o agora para a minha sobrinha..continua dramaticamente real. Leitura obrigatória.
Li este livro na minha adolescência. Foi um presente do meu pai já lá vão quase 30 anos. Um gesto de amor paternal que hoje tanto valorizo. Percorreu-me por toda a minha vida e sempre que me deparo com situações de consumo droga, revejo as páginas dos "Filhos da droga". Arrepio-me ainda quando penso no desespero e degradação que retrata. Hoje sou mãe e será um dos livros que irei oferecer ao meu filho.
Adorei quando o li na minha adolescência, marcou-me muito. Voltei a lê-lo agora e continuo a achar que o li numa altura muito certa da minha vida, abriu-me os olhos. E continua muito actual. Agora vou ler a continuação "A minha Segunda vida."
Um livro escrito há tantos anos e continua dramaticamente real... os pormenores descritos fazem-nos conhecer cada canto da discoteca Sound e da estação do Zoo. Leitura obrigatória para pais e filhos. Impossível parar de ler.
muito bom, já li e a minha filha também o leu na aula de RM e adorou, está a ler novamente
Li este livro com 15 anos e marcou-me muito, comprei-o para o meu filho também com 15 anos e leu-o em 4 dias. É um livro duro de ler, com uma linguagem sem filtros, chocante e provocadora. Trata uma realidade diferente da nossa, mas com a qual acabamos de uma forma ou de outra por ter contacto.
Curiosamente este livro passou-me pelas mãos na minha adolescência. Curiosamente não o li. Não senti necessidade, desde cedo compreendi, talvez devido à educação que tive, que não precisava de drogas para me afirmar. Tive sorte. Agora, com duas filhas, com 13 e 9 anos, decidi comprá-lo para elas leram mais tarde, e li-o em poucos dias. Fiquei chocada, revoltada, emocionada e dava por mim lavada em lágrimas. A facilidade com que se consegue entrar no mundo da droga, a facilidade que os adolescentes têm para enganar os pais, apavora-me. E sobretudo o que mais me apavora é a dificuldade de deixar esse mundo terrível. Espero que as minhas filhas e todos os adolescentes jamais passem por este pesadelo. Espero que lhes tenha dado defesas suficientes para saberem dizer não e resistirem à curiosidade. Indispensável!
Li este livro com 14 anos. Este, e o Diário de Anne Frank, por razões bem disitintas, mascaram-me imenso, e foram marcos fundamentais na determinação das minhas escolhas, e na minha formação como ser humano. Comprei, agora, este livro para a minha filha, de 15 anos que, tendo já lido o Diário de Anne Frank e o Rapaz do Pijama ás Riscas, necessita de ler este, para saber o que este miserável mundo da droga trás a quem o experimenta, principalmente nesta fase da vida, em que muito nos foge, a nós pais, das mãos, relativamente ás escolhas destes adolescentes que já se sentem semi-adultos.
Tenho 44 anos, li o livro tinha 18, comprei o livro para dar á minha filha de 16 anos. Já começou a ler; acha impressionante como uma menina de 13 anos está envolvida num "mundo" de decadência. Acha que todos os adolescentes o deviam ler.
Este livro representa uma realidade e uma actualidade. Este livro é um clássico, pois nunca estará desajustado da realidade. Li este livro com 15 anos, li novamente agora com 43 anos e emocionou-me tanto da 1ª vez, como desta, embora, com emoções diferentes. Este livro marcou-me na minha adolescência e dei agora à minha filha, que também tem 15 anos, esperando que aproveite estas grandes lições.
Nunca pensei que um livro me pudesse fascinar tanto pela negativa como pela positiva. Um total alerta para qualquer de nós
Apesar de já ter lido Os Filhos da Droga quando tinha 14 anos, fiz questão de o comprar, reler e guardar. Um livro impressionante com um testemunho real, triste e comovedor, mas com grande impacto para quem o lê. Este livro deveria ser lido por todos os adolescentes, pois mostra uma realidade muito dura mas que nos enriquece muito ao mostrar o sofrimento e desespero de quem se vê “naquele mundo”. Os Filhos da Droga é um livro que recomendo a todas as pessoas, principalmente a adolescentes, a pais e mães, esperando que seja só leitura e que nunca tenham que passar pelas situações relatadas no livro.
Os filhos da droga é um livro que todos os adolescentes deveriam ler, pois mostra nos uma realidade muito poderosa.
UM LIVRO QUE ME MARCOU NA MINHA ADOLESCENCIA E FIQUEI MUITO FELIZ POR PODE-LO COMPRAR PARA AGORA, A MINHA FILHA TAMBEM O PODER LER. UM LIVRO QUE QUALQUER JOVEM OU PAI/MÃE DEVERIA DE TER NA SUA MESINHA DE CABECEIRA
Ler o "1º" Filhos da Droga aos 15 anos abre-nos os olhos para o que não queremos... Ler esta "nova versão" aos 30 mostra-nos uma realidade bem diferente... uma aprendizagem para nós e para os mais jovens. Duro mas arrebatador! Recomendo a todos pois em muito nos enriquece.
Lembro-me muito bem de ter lido esse livro quando tinha 15 anos, hoje com 41, sei que abriu-me os olhos para uma realidade muito poderosa e destrutiva. Ainda hoje lembro-me da história, como se tivesse lido o livro rcentemente. Perdi-o porque o emprestei e nunca o devolveram. Mas hoje que tenho um filho com 15 anos vou comprá-lo para ele ler. Recomendo vivamente a lerem este livro.
Adorei o livro. Após a leitura quis saber o destino da Christiane F. Há mta informação na net e há "comunidades" dos fás do livro. Aconselho a leitura pra adolescentes e pais dos asolescentes.