10% de desconto

Os Dias e os Anos

Diário 1970 - 1993

de Marcello Duarte Mathias
editor: Dom Quixote, abril de 2010
24,90€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
À semelhança dos anteriores volumes de No Devagar Depressa dos Tempos, também neste Diário - que abarca os anos de 1970 a 1993 - Marcello Duarte Mathias revela as mesmas qualidades de observação e análise ricas de espontaneidade e reflexão, a elegância do estilo e a contundência da ironia. Por entre leituras, livros e autores reconhece-se o mesmo olhar, fruto da mesmíssima liberdade de espírito.

Mediadora entre o autor e o tempo à sua volta, a política ocupa neste volume um lugar de destaque. Assim, a situação portuguesa antes e após o 25 de Abril, vista e vivida do estrangeiro, a posterior adesão às Comunidades Europeias, os movimentos de libertação na Europa de Leste na década de Oitenta.

Em paralelo, uma notável galeria de retratos tanto de amigos e familiares como de algumas figuras históricas. E, em pano de fundo, os seus temas de sempre: a presença da família, a admiração pela Inglaterra, a paixão por Paris e o amor a Portugal, exigência feita de sarcasmo, ternura e desencanto.

Os Dias e os Anos

Diário 1970 - 1993

de Marcello Duarte Mathias

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722040440
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: abril de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 432
Tipo de produto: Livro
Coleção: Autores de Língua Portuguesa
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789722040440

Deliciosos apontamentos

Pedro

Estas entradas no diário do Embaixador Duarte Mathias são fenomenais, não só por nos permitir acompanhar a sua (sempre pertinente) percepção da história recente de Portugal mas também pela beleza da escrita com que o faz.

SOBRE O AUTOR

Marcello Duarte Mathias

Nascido em 1938, em Lisboa, Marcello Duarte Mathias, foi diplomata de 1970 a 2003. Para além das funções que exerceu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, quando em Lisboa de 1983 a 1991, entre outras, porta-voz do Governo durante a primeira guerra do Golfo (1991), esteve colocado sucessivamente em Brasília, Bruxelas, Nova Iorque, Nova Delhi, Buenos-Aires, encerrando a sua carreira como embaixador na UNESCO, em Paris. Paralelamente é autor de obras de índole diversa entre ficção, crónica e ensaio (A Felicidade em Albert Camus e A Memória dos Outros I e II), com destaque para a diarística sob a designação genérica de No Devagar Depressa dos Tempos, de que é reflexo a antologia. Casado com Anne-Marie Vaultier, vive na Abuxarda em Cascais. Têm dois filhos, Nuno e Marcelo, ambos diplomatas.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU