10% de desconto

Obras Completas de Mário-Henrique Leiria

Ficção

de Mário-Henrique Leiria

Livro eBook
editor: E-primatur, abril de 2017
Primeiro de 3 volumes que reunirão a obra completa do génio do surrealismo português. Este volume recolhe a ficção completa de Mário-Henrique Leiria, incluindo diversos textos inéditos e outros nunca antes compilados em livro (quase 1/3 do livro).

Coligem-se os volumes míticos: Contos do Gin-Tonic e Novos Contos do Gin juntamente com outros contos dispersos e inéditos, uma novela, teatro, guiões para cinema e uma banda desenhada.

A edição foi preparada pela Professora Tania Martuscelli (Universidade do Colorado/Boulder), a maior especialista na obra de Mário-Henrique Leiria, que recolheu todos os textos constantes do espólio do autor e em vários outros materiais dispersos.

Oferece-se pela primeira vez aos leitores portugueses de forma sistemática e coerente uma obra até agora dispersa e em boa parte indisponível.

Obras Completas de Mário-Henrique Leiria

Ficção

de Mário-Henrique Leiria

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899971523
Editor: E-primatur
Data de Lançamento: abril de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 236 x 44 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 740
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Contos Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789899971523
e e e e e

Mário-Henrique Leiria. Um surrealista português

A Manso

O surrealismo de qualidade também se passeou por Portugal pela mão de portugueses. Este é o primeiro volume de obra completa de Mário-Henrique Leiria um dos expoentes do movimento, ao lado dos mais ressoantes, o que mais se destaca e mais nome granjeou, Mário Cesariny, António Maria Lisboa, Artur Cruzeiro Seixas, Alexandre O'Neill. mesmo tendo chegado tarde a Portugal, os textos em prosa que este volume contém, bem como alguma obra gráfica são reveladores desse espírito da escrita automática como uma espécie de reprodução do onírico que nos atormenta a toda a hora. Assim se vê que mesmo que o surrealismo se tenha instituído em em Portugal em 1947, 23 anos após o manifesto que o fundou internacionalmente de André Breton que é de 1924 e pese embora a desunião dos seus membros e a efemeridade do movimento, o seu legado é incontornável e como aqui se mostra, nada fica a dever aos princípios que sustentaram e sustentam o movimento à escala global. Mária- Henrique Leiria é um surrealista de qualidade.

e e e e E

a crítica mordaz através do non sence

agostinho costa sousa

Recolha de toda a ficção deste autor surrealista, camarada de Cesariny & C.ª, na vida e na escrita (ficção, poesia e outros manifestos) bem como na obra gráfica, também publicados pela mesma editora, onde os seus textos apresentam o non sence para chamar à atenção do contexto, da injustiça e sátira social, em que foram escritos: salazarismo e pós 25 de abril. A qualidade destes contos está na capacidade de síntese das mensagens, por vezes burlescas, e na caracterização de estereótipos da época, mas muito acutilantes e que deixam o leitor a matutar. Uma agradável surpresa que acrescenta leitura ao seu famoso livro "Contos do Gin Tónico"!

e e e e e

Mário-Henrique Leiria

Miguel

Um livro que contém duas das obras referencia de MHL. Fundamental para conhecer um pouco mais a obra deste génio. Recomendo.

e e e e e

Mário Henrique Leiria

ISABELA SILVEIRA

A colectânea de textos do autor está muito completa, para quem se interessa pelo autor, com excelente explicação e imagens. Bom Livro

Mário-Henrique Leiria

Mário-Henrique Leiria (1923-1980) é um dos nomes maiores das letras lusas e um dos grandes autores de culto do século XX

Expoente maior do surrealismo, Mário-Henrique Leiria foi um obreiro das literaturas alternativas quer como escritor, experimentalista sempre, brilhante eternamente, quer como tradutor que foi de várias literaturas e géneros de vanguarda à época (ficção-científica ou policial psicológico).

A obra de Mário-Henrique Leiria, sendo curta aborda os mais diversos géneros e formas. para além dos famosos «Contos do Gin-Tonic» e «Novos Contos do Gin-Tonic», podem encontrar-se poesia, colagem, novela, cartas, traduções, preacios e artigos.

Autor de culto, é certamente uma das vozes mais originais e invulgares das letras lusas do século passado.

Para além de escritor foi editor (no Brasil, onde esteve exilado), pintor, e encenador teatral.

(ver mais)
Ficção Curta Completa

Ficção Curta Completa

10%
E-primatur
23,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Contos Completos e Outros Textos

Contos Completos e Outros Textos

10%
E-primatur
17,90€ 10% CARTÃO
portes grátis