O Vinho Sentido

Sem descrever aromas ou atribuir pontuações

de Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira

editor: Plátano Editora, outubro de 2019
Depois de trinta anos a provarem vinhos e a lecionarem cursos de prova, os autores concluíram que o método de prova tradicional não satisfaz.

Por isso, desenvolveram um novo método que se centra no reconhecimento das emoções que o vinho causa no provador.

Não obriga a descrever aromas através de metáforas, nem atribui notas.

É dirigido aos iniciados, mas fará pensar os peritos e produtores de vinho, apontando um caminho mais concordante com o funcionamento do cérebro humano e sensibilizando para as emoções que os vinhos provocam.

O Vinho Sentido

Sem descrever aromas ou atribuir pontuações

de Manuel Malfeito Ferreira e Virgílio Loureiro

ISBN: 9789897602559
Editor: Plátano Editora
Ano: 2019
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 229 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gastronomia e Vinhos > Guias de Vinhos e Bebidas
EAN: 9789897602559
e e e e E

Uma boa viagem vínica

R.Tomé

O livro lança a promessa de ser para os mais amadores mas arranca num primeiro tempo para os experts, com a química do vinho e a nossa “química” da mente. É o ponto mais duro e denso, direi mesmo difícil. Só para audazes. A seguir o cerne, que são as provas e um novo modelo sugerido. Mais simples. Sem pontuações nem selos. Apreciações emocionais = Gosto! O resto do livro revela porque os dois autores são verdadeiros conhecedores do vinho e do mundo do vinho. Mas é pena que o conhecimento não se transforme em paixão pelas palavras, cativando-nos e fazendo-nos viajar pelas histórias do vinho que partilham fugazmente, desde a Roma antiga à muito reverenciada Borgonha, bem como aos nossos quatro belos cantos do país e suas castas e quintas. Para o final explora-se o mundo das combinações do vinho e comida, com uma página memorável sobre frango em quase uma dezena de formas de o cozinhar e com tantas outras opções para acompanhar - do verde jovem ao branco de ligeira acidez, ao tinto e ao verde tinto - a prova do que não há limites e nem toda a carne pede tinto. Uma boa viagem para os que quiserem aprofundar o conhecimento.