10% de desconto

O Trabalho do Actor na Obra de John Cassavetes

de Filipa Rosário

editor: Documenta, janeiro de 2018
VENDA O SEU LIVRO i
O cinema de Cassavetes é um cinema da palavra, sem deixar, ao mesmo tempo, de ser um cinema do corpo.

[…] é a partir da tensão agonística entre a fixidez do argumento e a individualidade exacerbada da interpretação dos seus actores que os filmes de Cassavetes adquirem a tensão viva que lhes está na base. Como se diz neste livro: «essa passagem — o texto ao atravessar o actor — leva a que se crie uma tensão entre os dois, à qual a palavra resiste, e é nesse momento que a personagem nasce».
[Clara Rowland]

John Cassavetes realizou dez filmes nos Estados Unidos entre 1959 e 1984 e foi actor em muitos outros. […] É-lhe reservado, desde Shadows, o seu primeiro trabalho como realizador, um estatuto particular na História do Cinema, por ter trabalhado sempre à margem do sistema — é esse o traço pelo qual é mais evocado e relembrado, quer pela crítica, quer por realizadores, actores e cinéfilos. Por ter financiado sozinho, ou com a ajuda de amigos, praticamente toda a sua obra demonstrou que é possível fazer cinema com total liberdade criativa e que, mesmo apesar dos constrangimentos económicos que uma produção caseira inevitavelmente implica, a qualidade do resultado final não tem de sofrer necessariamente com isso. Por estes motivos, Cassavetes é considerado o pai do cinema independente.
[Filipa Rosário]

O Trabalho do Actor na Obra de John Cassavetes

de Filipa Rosário

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898834898
Editor: Documenta
Data de Lançamento: janeiro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 218 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Cinema
EAN: 9789898834898
Filipa Rosário

Filipa Rosário coordena o projeto de investigação O Cinema e o Mundo – Estudos sobre Espaço e Cinema, no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde trabalha sobre paisagens do cinema português no âmbito de um projeto de pós-doutoramento. É cocoordenadora do Grupo do Trabalho Paisagem e Cinema da AIM – Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento. É doutorada em Estudos Artísticos – Estudos do Cinema e do Audiovisual, pela mesma universidade, com a tese In a Lonely Place. Para uma Leitura do Espaço do Road Movie a partir da Representação da Cidade Norte-americana.

(ver mais)
Imagens em Fuga

Imagens em Fuga

10%
Documenta
13,00€ 10% CARTÃO
Da Crítica

Da Crítica

10%

 

Documenta
23,00€ 10% CARTÃO
portes grátis