O Sentimento dum Ocidental

de Cesário Verde
Editor: Campo das Letras, Janeiro de 2006 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
A publicação de “O Sentimento dum Ocidental” como milésimo título da editora Campo das Letras é também uma homenagem a CESÁRIO VERDE nos 150 anos do seu nascimento.

“O Sentimento dum Ocidental”, seguido de uma leitura do poema por Rosa Maria Martelo.

"Cesário Verde representou não apenas uma renovação na poesia portuguesa mas também o início da modernidade. [...] O Sentimento dum Ocidental é um poema de revolta e melancolia, mas é sobretudo um texto que se transfigura numa dimensão estritamente poética."
Pedro Mexia, Diário de Notícias

«Cesário tinha vinte e cinco anos quando publicou "O Sentimento dum Ocidental", e, por muitas vezes que se releia este poema, é sempre difícil não cair na tentação de especular sobre o grau de inovação que estaria contido nos vocábulos insonoros que o poeta não chegou a escrever, ou nas (muitas) imagens que, incriadas, não pôde conceber. É verdade que bastaram os poemas que hoje conhecemos para fazer de Cesário um dos maiores poetas de língua portuguesa; mas também é a própria dimensão futurizante da sua obra que induz uma espécie de nostalgia do incriado, tanto mais que, neste caso, o incriado se confunde com o que Cesário sempre procurou encontrar através da poesia: "a perfeição das coisas".»
(Do Posfácio de Rosa Maria Martelo)

O Sentimento dum Ocidental

de Cesário Verde

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896250133
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: Janeiro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 115 x 200 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 70
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789896250133
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Cesário Verde

Cesário Verde nasce em 1855, em Lisboa. Aos 18 anos publica os primeiros versos no «Diário de Notícias», pela mão de Eduardo Coelho (fundador do jornal), que fora caixeiro na loja de seu pai.
Entre 1874 e 1875 publica vários poemas noutros jornais e revistas. É atacado pelo «Diário Ilustrado», ao qual responde com uma sátira (que não antologia para «O Livro»); Ramalho Ortigão critica-o sem entendimento e com arrogância.
Durante o ano de 1876 publica com menos frequência e nos anos que se seguem continua a ser alvo de mais críticas e maior incompreensão.
Em 1880 publica «O Sentimento dum Ocidental» em «Portugal a Camões» (número especial do «Jornal de Viagens», no âmbito das comemorações do tricentenário da morte de Camões), Porto.
O poema «Nós» é publicado n’ «A Ilustração», em Paris, em 1884.
O seu estado de saúde começa a agravar-se, vindo a morrer de tuberculose a 19 de julho de 1886.
Em 1887 Silva Pinto publica «O Livro de Cesário Verde», com uma tiragem de 200 exemplares.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU