10% de desconto

O Quarto de Giovanni

de James Baldwin; Tradução: Valério Romão

Livro eBook
editor: Alfaguara Portugal, junho de 2020
Uma obra de culto que de um dos grandes escritores americanos do século XX.
David, um jovem nova-iorquino, vive ao sabor dos dias em Paris, cidade onde procura tomas rédeas da vida enquanto a noiva passa uma temporada em Espanha. Numa noite de farra num bar clandestino, David conhece Giovanni, um barman italiano, luminoso, sedutor, impertinente, e sente-se irremediavelmente atraído. Os dois homens entregam-se a uma relação intensa, confinada ao quarto de Giovanni, com a nuvem do retorno iminente de Hella a pairar sobre os amantes.
Um postal anuncia o inevitável: a noiva estará de volta a Paris. O regresso exige que David escolha entre a normalidade de uma vida segura com Hella e a incerteza de um futuro ao lado de Giovanni, todo ele coração, força e instinto. A decisão do americano culminará numa tragédia inimaginável.

Impregnada de paixão, arrependimento e desejo, esta é a história de um trágico triângulo amoroso. E uma obra de culto merecido, que questiona a identidade de vários ângulos. Ao publicá-la em 1956, Baldwin quebrou mais do que um tabu: era um escritor negro a escrever sobre o amor entre dois homens brancos. O seu editor aconselhou-o a queimar o manuscrito, mas volvido este tempo O quarto de Giovanni é uma das obras mais célebres de Baldwin.

« Baldwin prova neste romance que era capaz de fazer milagres com as sombras e os matizes da intimidade.»
Colm Tóibín

«Uma preciosidade. Uma obra de tremenda imaginação e fulgor.»
Guardian

«Um dos 100 romances que moldaram o nosso mundo.»
BBC

«De uma beleza aterradora.»
San Francisco Chronicle

«Em Portugal, finalmente temos começado a ter a obra de James Baldwin traduzida, e este ano saiu o grande O Quarto de Giovanni, provavelmente a sua melhor obra de ficção.»
Miguel Fernandes Duarte, Comunidade Cultura e Arte

Paris_wookacontece_640.jpg

Paris? Mais oui!

Paris está na boca do mundo, por causa dos Jogos Olímpicos. Mas, de facto, quando é que deixou de estar? A cidade do amor tem sido cenário de muitos livros. Estes são apenas alguns deles. E que tal descobri-los numa próxima viagem à capital francesa? Férias em Paris Nem sempre as coisas correm como delineámos. Depois de terminar os seus estudos, o jovem Charley decide fazer uma pausa antes de dar início à sua jornada no mundo do trabalho e vai até Paris. Fazer o quê? Férias, como o título indica. Mas logo à chegada percebe que a sua estadia não será apenas croissants e baguetes. O amigo, Simon, mostra-se extremamente agressivo e a vida faz-se numa espiral decadente. Ao conhecer Lydia, uma prostituta, nada melhora. A iminência da II Guerra Mundial tolhe-lhes a alegria e aquilo que seriam umas férias descontraídas transforma-se numa jornada para o abismo. QUERO LER!





Paris é uma festa Ora aqui está uma grande verdade, logo no título. Verão ou inverno, o centro de Paris parece estar sempre em comemoração de algo. Embora este seja um livro que o autor deixou inacabado, é dos seus escritos mais conhecidos e vale muito a pena ler, pelo que nos revela da pessoa de Hemingway, nos seus anos de grandes sonhos, em que decide fazer da escrita a sua profissão. É um relato que alia características do romance e da crónica e que nos traz, além do autor, figuras bem conhecidas da sociedade parisiense pós-Primeira Guerra Mundial. QUERO LER! O Quarto de Giovanni Esta Paris não é para os fracos. Entramos num mundo turbulento de festas, noites em claro, obsessão e com os limites constantemente a serem testados. David, um jovem norte-americano, deixa a sua noiva em Espanha e vai conhecer Paris. Acontece que, em Paris, conhece também Giovanni, e o que seria uma temporada de descanso acaba num turbilhão de emoções, num esconso quarto onde se celebra a paixão, o amor proibido, a obsessão. Um dos livros preferidos cá em casa e uma obra que tem tanto de belo como de brutal, escrita numa altura em este era um assunto tabu. Uma história em que se entra de cabeça para vivermos, também nós, no quarto do italiano Giovanni. QUERO LER! As Travessuras da Menina Má Aqui está muito do que gostamos de ler num livro. Um ambiente trágico e cómico ao mesmo tempo, se é que da total desgraça de um rapaz se pode rir um pouco. Ricardo queria viver em Paris, e isso acontece-lhe. Mas não contava lá encontrar uma antiga namorada, que lhe vai dar a volta aos dias, transformando-os num tormento. Até onde é que ela é capaz de arrastar o pobre apaixonado? Quem é o vilão da história? O livro de Vargas Llosa abre espaço a uma Paris em espiral, onde a busca pela realização pessoal é afogada na obsessão que emerge da pura visão do ser amado, que destrói as nossas mais convictas certezas. QUERO LER! Rua de Paris em tempo de chuva Estamos no florescer do Impressionismo, corrente artística de que tantos nomes franceses de grande relevo foram percursores. Com a sua vontade de transformar a forma como vemos o mundo, o Impressionismo reuniu em si expressões artísticas diversas. Aqui, temos uma história de amor entre o jovem Gustave e a sua Autora, que o conhece há muito tempo e vai agora escrever sobre ele. Na obra de Isabel Rio Novo conhecemos uma Paris que se estende entre o real e a fantasia, tendo como pano de fundo a arte e a sua influência na forma como vemos o que nos rodeia. QUERO LER!

O Quarto de Giovanni

de James Baldwin; Tradução: Valério Romão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896657611
Editor: Alfaguara Portugal
Data de Lançamento: junho de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 235 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789896657611
e e e e e

Um dos melhores livros que já li

Rodrigo Lopes

Simplesmente brutal, uma leitura perfeita para os fãs de ´´chama-me pelo teu nome´´

e e e e E

Um romance desesperante.

SC

É um livro onde testemunhamos um amor entre dois homens, em Paris, nos anos 50, confinado num quarto longe dos olhares. David e Giovanni mostram-nos o amor desesperante, a luta pela sexualidade e pela sua própria identidade. Um romance difícil de sumariar pela intensidade e camadas que tem, mas que marca qualquer um.

e e e e E

Um romance simples e poético.

Manuel Figueiredo

A escrita de Baldwin é romanticamente deliciosa e poética.

e e e e E

Um romance delicioso

Manuel Figueiredo

Baldwin foi um escritor de enorme sensibilidade e inteligência emocional e isso reflete-se neste seu romance profundo e belo.

e e e e e

Fantástico livro

Inês Sousa Leal

Um livro recomendável a todos, cruel mas muito real. Uma escrita fluida e de uma sensibilidade das emoções fantastica. Faz-nos pensar nas nossa dúvidas, medos e sentimentos pelos outros e por nós mesmos.

e e e e e

História envolvente

Victor Carlos Borges da Conceição

Trata-se de uma história envolvente porque em contra-ciclo. Autor de referência

e e e e E

Fantástico

João S.

Um livro muito tocante. De uma sensibilidade só ao alcance de predestinados. A história expressa muito bem a luta interna da aceitação e das escolhas. Mostra-nos que, mesmo num mundo opressivo e preconceituoso, a autodeterminação, a verdade e a liberdade não podem ficar circunscritas a um qualquer "Quarto" . Li todos os livros de James Baldwin já editados pela Alfaguara e O Quarto de Giovanni é o meu favorito.

e e e E E

O quarto de cada um de nós

Margarida Lacerda

O quarto do Giovanni, foi o quarto que o David escolheu viver durante aquele período de tempo. Um quarto pequeno, sujo e desarrumado, exatamente como se sentia. Um livro sobre escolhas, aceitação e preconceito.

e e e e e

O livro mais bonito que li até hoje

Marco M.

Penso que não há como pôr em palavras o sentimento que nos deixa este livro quando chegamos à última palavra. Nem a forma emocionante como o James Baldwin escreve. O quarto do Giovanni é muito mais do que apenas isso: há algo que transborda os limites do quarto e chega até um lugar profundo dentro de nós. Não há nada neste livro que esteja a mais ou a menos, é uma história que tem lá tudo - procura de identidade, desejo, culpa, vergonha, remorso, família, relações, amor. E sente-se que foi escrito com esse amor, porque só dessa forma seria possível ter esta força. Recomendo a leitura no original, pois penso que a maneira do Baldwin escrever é de um brilho singular. Aliás, no meu caso, não me lembro, até hoje, de ter lido um livro com maior beleza que este.

e e e e E

Opinião

João Menau

Uma grande surpresa como escritor. Quero conhecer a obra deste autor.

e e e e e

Sublime.

Moisés Pampim

Este livro demonstra com uma subtileza deslumbrante o que significa uma pessoa lutar contra a sua própria sexualidade e natureza. É sublime o trabalho que Baldwin desenvolveu neste romance curto, rápido e inspirador. Lidar e aceitar a própria sexualidade é, por vezes, um trabalho muito árduo e sinuoso - mais que não seja pelo facto de a própria pessoa demonstrar uma aspereza e teimosia em não aceitar o que dela faz parte desde que nasceu e que sempre vai fazer, independentemente do que aconteça ou de qualquer condicionante social. Para esses, sentir algo é quase uma penitência. Esta é a descrição da paixão e amor entre dois homens e em nenhum momento cai nas desgraças da banalidade. Descreve com pormenor os pensamentos interiores de luta da personagem principal na procura entre satisfazer o desejo e controlar ou equilibrar o nojo que esse "objeto" de amor e desejo provoca na personagem principal. Giovanni e David. Apesar de escrito a meio do século passado, esta é uma realidade muito presente na mente de muitos homens e mulheres. Mesmo que essa aceitação custe e demore anos a estabilizar, tomem este livro como exemplo e não deixem de viver histórias felizes só por que os outros não toleram ou não aceitam. As pessoas têm uma tendência em lutar contra aquilo que n u n c a vai mudar por maior que seja esse desejo de mudança. E a comunidade LGBTQI+ é apenas um mero exemplo. Nunca vai mudar. Cairmos na graça da sociedade só resulta com que passemos a gastar anos de vida a odiar-nos e a sentirmos que fazemos algo de errado só por que amamos uma pessoa. Não sigam o exemplo de David. Se encontrarem algum Giovanni nas vossas vidas, lutem por isso e mantenham-no na vossa vida. Não é todos os dias que se encontram grandes amores e paixões recíprocas. Mútuas, naturais como a gravidade. Não deveria ser necessário ou preciso, mas mesmo que tenham de viver esse amor às escondidas, façam-no, mas não deixem de o viver. Sexo é tão fácil como encontrar beatas numa praia - será sempre bom, mas será o suficiente? Segue sempre aquilo que sentes.

e e e e E

"O Quarto de Giovanni"

Cláudia

James Baldwin transporta o leitor para uma história ousada e de autodescoberta num tempo que dificilmente o permitiria. Um terramoto literário e ficcional que continua a causar reverberações na literatura atual.

e e e e E

Interessante

ML

Mais um bom livro de James Baldwin que retrata a relação entre dois homens. Retrata a vida de um americano que vive em Paris e aguarda a vinda do seu amante.

James Baldwin

James Baldwin nasceu em Nova Iorque em 1924, no bairro de Harlem, onde cresceu e estudou. Partiu para França em 1948, fugindo ao racismo e homofobia do seu país de nascimento. Em 1953 publicou o primeiro romance, Go tell it on the mountain (Alfaguara, 2019), que foi recebido com excelentes críticas. Entre as suas obras mais importantes encontram-se Giovanni’s Room, The fire next time, Going to meet the man, Notes of a native son e Another country. Destacou-se desde cedo como romancista, ensaísta, poeta e dramaturgo, mas a par disso notabilizou-se como uma das vozes mais influentes do movimento de direitos civis. Foi o primeiro artista afroamericano a aparecer na capa da revista Time. Em 2017, trinta anos após a sua morte, voltou ao palco graças a um documentário baseado na sua obra: I am not your negro. James Baldwin morreu em 1987 no sul de França, um ano depois de ter sido nomeado Cavaleiro da Legião de Honra Francesa.

(ver mais)
Se o Disseres na Montanha

Se o Disseres na Montanha

20%
Alfaguara Portugal
14,76€ 18,45€
Giovanni's Room

Giovanni's Room

10%
PENGUIN BOOKS LTD
10,29€ 10% CARTÃO
Deixa-te de mentiras

Deixa-te de mentiras

10%
Sextante Editora (chancela)
15,50€ 10% CARTÃO
Maus Hábitos

Maus Hábitos

10%
Alfaguara Portugal
16,97€ 18,85€