20% de desconto

O Pecado do Vagabundo

de Risoleta C. Pinto Pedro
Editor: Padrões Culturais, abril de 2009 ‧
5,60€
4,48€
20% DESCONTO IMEDIATO
portes grátis
Uma casa não é uma casa. Uma porta também não é uma porta. Ou melhor, uma casa não é só uma casa e uma porta não é uma simples porta. Sílvia não fecha a porta, para tornar irreversível o gesto de voltar a sair. E o mundo fica virado do avesso, com a dona da casa na rua e o vagabundo dentro de casa. A estranheza é recíproca e ficamos a pensar que se uma casa é um abrigo e um lugar de amor, o reverso não será uma pessoa descasada sem-abrigo sem-amor? Uma casa é tudo aquilo que possamos imaginar: lugar de conforto, de segurança, de intimidade, de protecção, de vida em família... Um vagabundo também não é um vagabundo. É alguém de quem não sabemos nada, mas onde projectamos tudo. Chamamos-lhe pobre, excluído, vadio, drogado, doente, sem-abrigo...Dizemos tudo o que nos vem à cabeça, mas nada sabemos dele. Melhor será que o deixemos assim. Desconhecido. Vagabundo. Autêntico.

«Que a levou a ocultar da mãe o que está a viver? Também, de que servia dizer à mãe, a duzentos quilómetros de distância, Entrou-me um desconhecido em casa, está no meu quarto, nu, a escolher roupas, vem depressa antes que ele me viole ou aconteça uma desgraça qualquer! Antes que ele me... não tinha posto ainda esta hipótese. Não tinha? Agora começa a ficar muito assustada. Muito. E de quê? Da perspectiva do perigo? Da ousadia de tal ideia na sua própria cabeça? Que dizer à porteira? Está um homem no meu quarto a vestir-se. Acabou de tomar banho. Se calhar quer violar-me. Na melhor das hipóteses, roubar-me. Responder-lhe-iam Quem vai tomar um banho a casa de alguém antes de a violar ou roubar? Tem a certeza que não o conhece?»

O Pecado do Vagabundo

de Risoleta C. Pinto Pedro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898160157
Editor: Padrões Culturais
Data de Lançamento: abril de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 135 x 195 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 64
Tipo de produto: Livro
Coleção: Textos Extraordinários
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789898160157

SOBRE O AUTOR

Risoleta C. Pinto Pedro

Risoleta C. Pinto Pedro, nascida em Elvas (S. Vicente e Ventosa), e tendo vivido no Alentejo até aos dois anos (Santa Eulália), é autora de romance, novela, conto, poesia, teatro, ensaio, crónica periodística e radiofónica, conto infantil e libreto nas modalidades de ópera, canção, cantata, musical, e ainda escrita para dança (Companhia de Dança Amalgama). Passam de um quarteirão, as obras publicadas a solo. Na ficção, os Prémios: Revelação APE/IPBL com "O Aniversário", 1994; e Ferreira de Castro com "A Criança Suspensa", CM Sintra, 1995. Duas vezes distinguida na poesia pela Sociedade da Língua Portuguesa. Artigos e conferências sobre a revista Seara Nova, e as obras de: Fernando Pessoa, Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Sebastião da Gama, Bocage, Jaime Salazar Sampaio, Pedro Martins, Agostinho da Silva, António Quadros e António Telmo. Publicou dois livros de ensaio: "A Literatura de Agostinho da Silva, essa alegre inquietação" (2016) e "António Telmo - Literatura e Iniciação" (2018), na editora Zéfiro. Escreve para diversos periódicos. Saíram, pela editora Sem Nome, poesia: "Cantarolares, um Sabor Azul" (crianças) (2017), "Ávida Vida" (2018), e novela: "A Vontade de Alão" (2019), "Meia Bola e Graça" (2022) e "Painéis Solares" (2025). Ainda "As Cinco Estações" e "Kronos inVersus" (poesia, 2023). Na ficção para crianças, a convite, escreveu "O Mistério da Senhora das Areias" e "Pedro Ferreiro, o Besteiro do Rei" (CM Ferreira do Zêzere, Fundação Maria Dias Ferreira, 2022). Em maio de 2023, "A Glória da Invenção, uma Aproximação ao Pensamento Iniciático de António Telmo", em coautoria com Pedro Martins. Em maio de 2024 realizaram-se cinco espetáculos de ópera com música de Vítor Rua para o seu libreto A Evolução dos Cravos, criado a convite do maestro Jorge Salgueiro e Associação Setúbal Voz, projeto apoiado pela Direção Geral das Artes e pela Presidência da República. Em setembro de 2024, intervenção no Simpósio de homenagem a "Daniel Pires, mestre de investigadores", na Biblioteca Nacional, e já em 2025, a reposição do musical juvenil "Kate e o Skate", no Teatro Luísa Todi, em Setúbal e da ópera "A Evolução dos Cravos", em S. João da Madeira. Em mãos, em parceria com Pedro Martins, a biografia do filósofo António Telmo. Com estreia a 10 de maio de 2026, a ópera "Quem Cresceu Assim", sobre episódios da infância de António Telmo, com libreto seu e música de Rodrigo Leão, um projeto de Setúbal Voz com direção artística do maestro e compositor Jorge Salgueiro.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU