O Monarca das Sombras Livro
de Javier Cercas
Sobre
o LivroProcura-se neste livro o rasto perdido de um rapaz quase anónimo que combateu por uma causa injusta e morreu do lado errado da História.
Chamava-se Manuel Mena e em 1936, ao estalar a Guerra Civil de Espanha, alistou-se no exército de Franco; dois anos mais tarde morreu em combate durante a Batalha do Ebro, convertendo-se no herói oficial da sua família.
Era o tio-avô de Javier Cercas, que até agora sempre tinha recusado indagar mais profundamente essa história familiar. O resultado da sua investigação é um romance absorvente, pleno de ação, de humor e de emoções, que nos coloca frente a alguns dos temas essenciais do trabalho narrativo do autor: a natureza radiante, poliédrica e misteriosa do heroísmo, a teimosa sobrevivência dos mortos e a dificuldade de lidar com o passado mais incómodo.
Um regresso inesperado e deslumbrante ao tema da herança da Guerra Civil de Espanha, que Cercas tinha aberto anos antes com Soldados de Salamina.
Eduardo Pitta, SÁBADO.
El País
[…]
Um romance como este só poderia ser ele a escrevê-lo, e talvez tenha feito bem em esperar até estar no auge da sua maturidade enquanto escritor, um dos melhores que temos.»
ABC
El Periódico
João Gobern, Diário de Notícias
Depois de Soldados de Salamina, o Monarca das Sombras cimentou em mim a vontade de ler toda a sua obra rapidamente!