O Livro de Cesário Verde

Livro de Bolso

de Cesário Verde

editor: 11 X 17, outubro de 2009
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.

José Joaquim Cesário Verde nasceu a 25 de Fevereiro de 1855, em Lisboa, no seio de uma família abastada. Ao concluir a instrução primária, com dez anos, começou a trabalhar nos negócios do pai, que incluíam uma quinta em Linda-a-Pastora, nos arredores da capital.
Publicou os seus primeiros versos aos dezoito anos, no Diário de Notícias e no Diário da Tarde, tendo frequentado durante algum tempo o Curso Superior de Letras — que abandonaria mais tarde —, e onde travou conhecimento com Silva Pinto, seu amigo «para a vida e para a morte». Em 1874, Ramalho Ortigão criticou-o duramente e, nos anos que se seguiram, Cesário Verde foi divulgando a sua obra em revistas de pequena circulação. Desiludido com o fraco acolhimento da sua obra-prima, O Sentimento de Um Ocidental, publicada em 1880, o poeta remete-se a um longo silêncio de quatro anos, passando a dedicar-se cada vez mais aos negócios familiares. Porém, a doença foi-se agravando cada vez mais, tendo Cesário Verde morrido a 19 de Julho de 1886, vítima de tuberculose, com apenas trinta e um anos de idade.
No ano seguinte, o seu grande amigo Silva Pinto organizaria a edição póstuma de O Livro de Cesário Verde, que teve uma tiragem inicial de duzentos exemplares.

O Livro de Cesário Verde

Livro de Bolso

de Cesário Verde

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722520416
Editor: 11 X 17
Data de Lançamento: outubro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 110 x 168 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 152
Tipo de produto: Livro
Coleção: 11X17
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789722520416
e e e e E

Poeta com G de grande

Joana Leitão

Poeta de outros tempo que permanece vivo no presente. As prosas do passado devem ser lidas nos dias de hoje e só assim daremos verdadeira importância ao tempo e ao espaço que nos rodeia.

Cesário Verde

Cesário Verde nasce em 1855, em Lisboa. Aos 18 anos publica os primeiros versos no «Diário de Notícias», pela mão de Eduardo Coelho (fundador do jornal), que fora caixeiro na loja de seu pai.
Entre 1874 e 1875 publica vários poemas noutros jornais e revistas. É atacado pelo «Diário Ilustrado», ao qual responde com uma sátira (que não antologia para «O Livro»); Ramalho Ortigão critica-o sem entendimento e com arrogância.
Durante o ano de 1876 publica com menos frequência e nos anos que se seguem continua a ser alvo de mais críticas e maior incompreensão.
Em 1880 publica «O Sentimento dum Ocidental» em «Portugal a Camões» (número especial do «Jornal de Viagens», no âmbito das comemorações do tricentenário da morte de Camões), Porto.
O poema «Nós» é publicado n’ «A Ilustração», em Paris, em 1884.
O seu estado de saúde começa a agravar-se, vindo a morrer de tuberculose a 19 de julho de 1886.
Em 1887 Silva Pinto publica «O Livro de Cesário Verde», com uma tiragem de 200 exemplares.

(ver mais)