O Jugo de Satã Livro
de Fernando Peixoto
Sobre
o LivroO que é a vida?
Cada um de nós é como cada qual. Todos temos carne. Todos temos alma. A primeira dicotomia existencial: carne e alma.
De facto, parece uma constatação incontornável: a nossa existência pauta-se ao longo de todo o percurso por várias dicotomias. Desde logo a primeira, para muitos, primordial: vida e morte. Depois, todas as outras lhe parecem circunscritas.
Sempre entendi a vida como um livro. Ou como um filme. Com capítulos. Com cenas. Com cenários. Com afectos. Com emoções. Com momentos fulcrais que não apenas nos determinam a circunstância como nos moldam o carácter. Mesmo nos momentos mais aziagos, há sempre um lado positivo, uma ilação a tirar, uma luz que se abre.
Mas essa capacidade irremível de vivenciarmos uma vida estética, sensível, sempre em busca de algo e de alguém, levar-nos-á impiedosamente pela rota de Satã, experienciando as mais tormentosas curvas do destino e os mais deleitosos orgasmos terrenos, sejam psíquicos sejam fisiológicos.
Parece um jugo que paira sobre nós…
Fernando Peixoto é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, licenciado em Engenharia Publicitária pela Universidade Fernando Pessoa, é investigador integrado do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS), do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão e da Fundação Para a Ciência e Tecnologia (FCT) e membro associado da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Comunicólogo, publicitário, professor, formador e consultor de Comunicação e Imagem Organizacional, desenvolve atividade em diversas instituições. Autor de inúmeros trabalhos e publicações científicas, individuais e coletivas (com particular enfoque no campo da publicidade, dos media, da comunicação e das organizações), donde se destaca «Publicidade, Media e Comunicação» (Chiado Editora) e «Técnica e Estética na Publicidade» (Edições Sílabo). Estreia-se no romance com esta obra «O Jugo de Satã» (2016).