O Impostor
Livro 15
de E. Phillips Oppenheim
Sobre
o LivroSir Everard Dominey, aristocrata caído em desgraça, regressa das suas deambulações pela África Oriental de ocupação alemã como um homem redimido. Portador de uma elegância e de uma assertividade espantosas para os que o haviam conhecido, Dominey parece decidido a retomar o lugar na alta sociedade britânica, mas também na própria casa, de onde fora banido com ameaças de morte pela sua mulher enlouquecida.
Mas será aquele de facto Everard Dominey - ou antes o espião alemão Leopold von Ragastein, colega de Dominey em Eton e Oxford e a quem todos apontavam fortes semelhanças físicas ao britânico? Os dois ter-se-ão encontrado em África e um deles voltou. Resta saber qual e com que intenções.
Obra de intriga e suspense, tendo como pano de fundo o mundo da alta sociedade britânica nos dias que antecederam a Primeira Guerra Mundial, O Impostor foi uma das mais famosas histórias de espionagem escritas no início do século xx, assinada por aquele que foi um dos grandes precursores do género, E. Phillips Oppenheim.
Não conhecia o autor nem sabia o que esperar da obra. Confesso que a meio me sentia um pouco aborrecido pela aparente previsibilidade da história. Estava muito enganado, e ainda mais enganado com o desenvolvimento e desfecho da obra: adorei a reviravolta final, o que deu à história contornos muito cinematográficos.
Uma intriga internacional nas vésperas da Primeira Guerra Mundial. Dois aristocratas, um britânico e o outro alemão, antigos colegas de Eton e Oxford, encontram-se na África Oriental de ocupação alemã. As parecenças físicas entre os dois são assombrosas. Um deles fica em África e o outro parte para Inglaterra. Qual deles partiu para Inglaterra para ocupar um lugar importantíssimo no ambiente político a aristocrático britânico? Estes são os ingredientes de uma notável história de intriga e suspense onde até nem falta um fantasma que assombra as noites da mansão Dominey Hall. Uma história de espionagem que nos prende do princípio ao fim.
Um enredo bem concebido em que só no final se fica a saber a verdade