O Ensino das Ciências para Uma Educação para a Cidadania
de Alexandre de Castro
Sobre o livro
Sobre
o LivroA escola, enquanto instituição, considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos.
Este livro percorre os caminhos da cidadania, procurando perceber como se caracterizam os consumos e os gastos efetuados pelos alunos de uma turma de 5.º ano, na escola, e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, quisemos compreender se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde.
As conclusões apontam para um desconhecimento, por parte dos pais/encarregados de educação, dos tipos de consumo e gastos dos seus educandos na escola e para uma predisposição destes em adquirir e consumir, no bufete, alimentos pouco saudáveis. Verificamos que as ações de sensibilização com alunos nesta faixa etária interferem na decisão e no comportamento dos alunos, que passaram a gastar menos dinheiro e a consumir alimentos saudáveis em maior quantidade.
Face às características e, sobretudo, às fragilidades encontradas, justificam-se todas as preocupações com a educação para a cidadania. É necessária uma educação para o consumo, para a saúde e para o uso do dinheiro pelos alunos nas escolas.