O Desastre no Ensino da Matemática

Recuperar o tempo perdido

de Nuno Crato
editor: Gradiva, outubro de 2006
14,13€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO

O ensino da matemática não vai bem. Ano após ano a situação tem-se agravado, com o beneplácito insano de muitos responsáveis políticos e a cegueira ideológica de muitos teóricos da educação. Tal como uma bomba, a irresponsabilidade está prestes a estourar sobre os nossos jovens e o nosso futuro. E talvez a realidade seja ainda mais grave do que se imagina.

Neste livro, especialistas de formações diversas analisam a situação presente e apontam soluções. Os problemas de ensino são abordados do ponto de vista das ciências cognitivas, da pedagogia, da filosofia, das comparações internacionais e das práticas de ensino. Ao invés de reforçar o discurso comum sobre educação, trazem-se aqui perspectivas diferentes e apresentam-se propostas que podem contribuir para a mudança de um sistema que reconhecemos como deficitário.

Com textos de:

Alexandre Castro Caldas, neurologista - Universidade Católica Portuguesa

Anthony O’Hear, filósofo - Universidade de Buckingham

Carlos Fiolhais, físico - Universidade de Coimbra

David Justino, sociólogo - Universidade Nova de Lisboa

João Filipe Queiró, matemático - Universidade de Coimbra

Jorge Buescu, matemático - Instituto Superior Técnico

Jorge Nuno Silva, matemático - Universidade de Lisboa

José Manuel Canavarro, psicólogo - Universidade de Coimbra

José Morais, psicólogo - Universidade Livre de Bruxelas

Luísa Araújo, pedagoga - Instituto Superior de Educação e Ciências

Luísa Ferreira, economista - Banco Europeu de Investimentos

Nuno Crato, matemático - Instituto Superior de Economia e Gestão

Pedro de Lima, economista - Banco Europeu de Investimentos

Suzana Nápoles, matemática - Universidade de Lisboa

O Desastre no Ensino da Matemática

Recuperar o tempo perdido

de Nuno Crato

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896161439
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: outubro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 228 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 212
Tipo de produto: Livro
Coleção: Temas de Matemática
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Matemática Livros em Português > Ensino e Educação > Psicologia da Educação
EAN: 9789896161439

SOBRE O AUTOR

Nuno Crato

Nuno Crato, GCIH, GCIP, professor investigador de matemática e estatística, Cemapre, ISEG, Universidade de Lisboa, membro do Conselho Científico para a Educação Nacional do governo francês (CSEN), cientista visitante no centro europeu, JRC, em Itália, em análise estatística de impacto de medidas políticas, lidera atualmente a Iniciativa Educação, uma organização dirigida à Educação Básica e Secundária.
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004–2010), presidente do Taguspark (2010–2011) e Ministro da Educação e Ciência (2011–2015). Publicou alguns trabalhos com reflexões sobre a sua experiência, nomeadamente «Everything starts with the curriculum», ResearchED 4, fevereiro 2019; «Curriculum and education reforms in Portugal: An analysis on why and how students’ knowledge and skills improved», in F. Reimers (Ed.) Audacious Education Purposes, Springer 2019, e «Math curriculum matters: Statistical evidence and the Portuguese experience» European Mathematical Society Magazine 124, 49–56. Recentemente, coordenou o livro Improving a Country's Education: PISA 2018 Results in 10 Countries (Springer 2021) e coeditou Data-Driven Policy Impact Evaluation (Springer 2019).
Divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, Espanha, Itália e Brasil, nomeadamente A Matemática das Coisas (SPM/Gradiva 2008) e Figuring It Out (Springer 2010). Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática (2003) e da Comissão Europeia (2007). Foi agraciado como Comendador (2008) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2016), e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2022).

(ver mais)

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU