Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Após inumeráveis reformas, o ensino das ciências mergulhou numa profunda crise. Muitos alunos terminam o ensino secundário na ignorância das mais elementares regras da Lógica, desconhecem conceitos fundamentais de matemática e de ciências e são incapazes de resolver problemas aparentemente simples. Entre outras gravosas consequências desta realidade, os cursos superiores das áreas científicas esvaziam-se progressivamente, comprometendo o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Embora este cenário corresponda à realidade portuguesa, quem o afirma é uma ilustre assembleia de matemáticos e cientistas liderada por Laurent Lafforgue, a propósito do que se vive actualmente em França. Os autores - entre os quais estão três vencedores da Medalha Fields, o maior prémio de Matemática - denunciam a acção de muitos «pedagogos» e de muitos «peritos em educação» que têm lugar cativo nas várias instâncias dos Ministérios e que, no seu desprezo pelo ensino racional, estruturado e progressivo têm vindo a assassinar lentamente a escola enquanto lugar de transmissão do conhecimento e de educação das gerações futuras.
Resta-nos uma triste certeza: o eduquês não tem fronteiras.
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789896162030 |
Editor: | Gradiva |
Data de Lançamento: | setembro de 2007 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 154 x 229 x 6 mm |
Páginas: | 100 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Temas de Matemática |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Matemática Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores |
EAN: | 9789896162030 |
O valor de educar
J. Lagoa d' Orey
Esta obra leva-nos a refletir acerca da matriz educativa. Centrada nos saberes ou centrada nos interesses dos alunos. Para os profissionais é um bom contributo para uma ética na educação.