Eduquês: Um Flagelo sem Fronteiras

O caso Lafforgue

de Laurent Lafforgue

editor: Gradiva, setembro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Após inumeráveis reformas, o ensino das ciências mergulhou numa profunda crise. Muitos alunos terminam o ensino secundário na ignorância das mais elementares regras da Lógica, desconhecem conceitos fundamentais de matemática e de ciências e são incapazes de resolver problemas aparentemente simples. Entre outras gravosas consequências desta realidade, os cursos superiores das áreas científicas esvaziam-se progressivamente, comprometendo o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Embora este cenário corresponda à realidade portuguesa, quem o afirma é uma ilustre assembleia de matemáticos e cientistas liderada por Laurent Lafforgue, a propósito do que se vive actualmente em França. Os autores - entre os quais estão três vencedores da Medalha Fields, o maior prémio de Matemática - denunciam a acção de muitos «pedagogos» e de muitos «peritos em educação» que têm lugar cativo nas várias instâncias dos Ministérios e que, no seu desprezo pelo ensino racional, estruturado e progressivo têm vindo a assassinar lentamente a escola enquanto lugar de transmissão do conhecimento e de educação das gerações futuras.

Resta-nos uma triste certeza: o eduquês não tem fronteiras.

Eduquês: Um Flagelo sem Fronteiras

O caso Lafforgue

de Laurent Lafforgue

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896162030
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: setembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 229 x 6 mm
Páginas: 100
Tipo de produto: Livro
Coleção: Temas de Matemática
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Matemática Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores
EAN: 9789896162030
e e e e E

O valor de educar

J. Lagoa d' Orey

Esta obra leva-nos a refletir acerca da matriz educativa. Centrada nos saberes ou centrada nos interesses dos alunos. Para os profissionais é um bom contributo para uma ética na educação.