10% de desconto

O Antipatrimónio

Fetichismo do passado e dominação do presente

de Pablo Alonso González
Editor: Imprensa de Ciências Sociais, outubro de 2020 ‧
18,00€
10% DESCONTO CARTÃO
portes grátis
Venda o seu livro
O património é hoje uma palavra na boca de todos. Foi criado por nações e instituições, estudado por intelectuais e cientistas e criticado pela sua capacidade de gerar conflitos em relação à identidade e à memória. Tem sido mercantilizado globalmente com base em critérios semelhantes da Tailândia à Bolívia.

Mas essas investigações partiram principalmente do pressuposto de que o património é algo dado, bom e valioso em si mesmo, que sempre existiu. Por isso, o conceito de património não tem sido questionado como categoria, ou seja, como forma de relação própria das sociedades fetichistas e, portanto, historicamente determinada e com raízes histórico-culturais intrinsecamente ligadas ao surgimento e expansão do capitalismo e à epistemologia do iluminismo, moderna e ocidental.

Este livro propõe uma crítica à categoria património a partir de uma etnografia da região de Maragatería, Espanha. A etnografia analisa empiricamente as transformações e processos que levam, ou não, o património a existir entre os maragatos.

O Antipatrimónio

Fetichismo do passado e dominação do presente

de Pablo Alonso González

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726716198
Editor: Imprensa de Ciências Sociais
Data de Lançamento: outubro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 232 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > História e Metodologia Científica
EAN: 9789726716198

SOBRE O AUTOR

Pablo Alonso González

Pablo Alonso González é MPhil e PhD em Heritage Studies pela Divisão de Arqueologia da Universidade de Cambridge e doutor em História pela Universidade de León. Atualmente é cientista sénior em Antropologia do IPNA-CSIC (La Laguna, Tenerife, Espanha). A sua pesquisa inclui a antropologia do património cultural em Espanha e na América, especialmente em Cuba. Dirigiu seis documentários etnográficos internacionalmente.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU