Oferta Bilhete 20% de desconto

Não Abras Este Livro

de Andy Lee; Ilustração: Heath McKenzie

editor: Jacarandá Editora, julho de 2017
Vai ler outra coisa!
NA COMPRA DE 2 LIVROS INFANTOJUVENIS RECEBE 1 BILHETE OCEANÁRIO LISBOA i
Destinado a tornar-se o livro favorito de todas as famílias, Não Abras Este Livro foi criado pela celebridade australiana, Andy Lee. Comediante, ator, músico e colaborador regular de rádio, escreveu o seu primeiro livro por ocasião do primeiro aniversário do sobrinho, George, mas assim que tentou imprimir uma cópia, foi-lhe imediatamente proposta a publicação.

As ilustrações fortes e vibrantes captam desde a primeira página. Não Abras Este Livro é interpretado por um personagem cheio de humor, que implora aos leitores que não virem a página.

Hilariante e cativante, do início ao fim, para leitores de todas as idades.
AndyLee_640.png

Não abras este livro! – Entrevista ao humorista australiano Andy Lee

No dia em que o seu primeiro sobrinho nasceu, Andy Lee – célebre comediante, actor e músico australiano – decidiu escrever um livro para ele. Nascia assim o famoso Wizz, o protagonista da série bestseller Não Abras Este Livro, que já tem 8 livros estiados pela Jacarandá e continua a arrancar gargalhadas e a estimular a divertir muitas crianças em todo o mundo – e bastantes adultos também, estamos certos!

A propósito da vinda de Andy Lee à Feira do Livro de Lisboa 2024, amanhã, quinta 30 de maio, e como forma de celebrar o Dia Mundial da Criança, entrevistamos o autor.

Ao conhecer connosco a pessoa por detrás de Wizz vai, mesmo, confirmar que a realidade é sempre mais divertida do que a ficção!
Andy Lee Lembra-se do primeiro livro que leu?
O primeiro livro que me lembro de ter lido foi O Bolinha Vai ao Circo. Pelo que me recordo, um cão chamado Bolinha foi ao circo, portanto o título era muito apropriado.

Quais eram os seus livros e autores favoritos na infância?
Havia um autor chamado Paul Jennings, na Austrália, que era um dos meus favoritos. Ele escrevia histórias curtas estranhas, às vezes assustadoras, às vezes engraçadas, mas sempre extravagantes.
Se pudesse dar um único conselho ao Andy Lee de 8 anos, qual seria?
Investe em Bitcoin quando aparecer pela primeira vez em 2009. É difícil de compreender para um miúdo de 8 anos. 😊

O que é que os livros fizeram por si enquanto pessoa?
Os livros inspiraram-me a inventar as minhas próprias histórias. Demonstraram a amplitude da imaginação e encorajaram-me a explorar os meus próprios pensamentos criativos. Escreveu o primeiro livro como uma surpresa para a sua irmã, para celebrar o nascimento do seu primeiro filho. Mas se não fosse por isso, teria escrito livros na mesma?
Na verdade, não creio que teria escrito. Trabalho na televisão na Austrália e sempre me dediquei à comédia para adultos como género. Quando o meu sobrinho nasceu, foi a primeira vez que pensei em histórias para crianças.

Como conheceu Heath McKenzie e como foi o processo de lhe transmitir a sua ideia para a personagem e as ilustrações do livro? Demorou muito tempo e várias versões?
Já tinha visto as incríveis ilustrações do Heath e entrei em contacto com ele sem saber que era uma pessoa tão amável. Os seus primeiros desenhos do Wizz pareciam-me demasiado fofos e amigáveis, por isso desenhei uma figura terrível em forma de ovo nas costas de um envelope e enviei-lhe uma foto. Ele devolveu um novo Wizz, mais polido e com ar rabugento, que era perfeito.

Como se sentiu quando viu a proposta final dele para o design do Wizz e as ilustrações de Não Abras Este Livro? Foi muito diferente do que tinha imaginado?
Acima das expectativas.

Qual é a parte mais difícil do seu processo criativo como escritor? E a mais agradável?
A parte mais difícil para mim é não pensar demasiado na história. O primeiro livro surgiu de forma tão orgânica (45 minutos de escrita num avião), por isso tenho de me lembrar disso e tentar escrever de forma mais livre.

Não Abras Este Livro tem um tom lúdico e interativo ao longo de todo o livro. O Andy também é comediante. A brincadeira faz parte de quem é?
Muito mesmo. Trabalho com um parceiro de comédia chamado Hamish Blake. Juntos, temos o programa Hamish and Andy, que envolve fazer todo tipo de coisas estúpidas, por isso não há muitas partes do meu dia de trabalho que sejam sérias.

A quem mostra os seus livros antes de publicá-los? Os seus sobrinhos são os seus primeiros proofreaders?
Agora tenho quatro sobrinhos e uma sobrinha. Eles recebem sempre a primeira leitura do último livro da série e não hesitam em dar o seu feedback.

O que mais o surpreendeu nesta aventura de se tornar autor de livros infantis?
Definitivamente, o interesse internacional. Sabia que os livros teriam um impulso na Austrália devido ao meu perfil, mas os livros terem tido sucesso em todo o mundo, é uma grande surpresa e isso faz-me sentir muito humilde.

Que efeito teve o facto de o livro ter sido selecionado para o Programa Nacional de Leitura em Portugal? Que feedback recebeu das crianças portuguesas?
Adoro ver os emails das crianças de Portugal. Às vezes tenho de recorrer ao Google Translate para os entender, mas é muito gratificante ver as crianças a ligarem-se aos livros da mesma forma que na Austrália.

É fácil para si alternar entre o público adulto, como comediante e produtor, e o público infantil, como escritor?
Ah! Nem sempre. Ocasionalmente, o meu editor ou os meus produtores lembram-me de que agora estou a escrever para crianças, por isso alguns dos conteúdos podem não ser apropriados.

Acredita que a verdade é mais engraçada do que a ficção? Pode contar-nos uma história engraçada que lhe tenha acontecido?
A verdade é sempre mais engraçada do que a ficção. Fizemos um programa de televisão chamado True Story with Hamish & Andy, que apresentava pessoas comuns de toda a Austrália a partilhar as suas histórias verdadeiras e engraçadas, e tínhamos atores famosos a recriá-las.
Uma história rápida: Estava numa festa a conversar com uma senhora que disse trabalhar em curadoria de arte. Respondi: «Não entendo muito de arte. Não consigo compreender que uma certa peça valha 3 milhões de dólares, mas que algo que, a mim, me parece exatamente igual, valha 150 dólares. Parece tudo um pouco inventado». Ela sorriu educadamente quando o anfitrião da festa passou e disse: «Ah, já conheceste a Diana Picasso». Estava a falar com a neta de Pablo Picasso.

Que projetos tem para os livros e o universo do Wizz no futuro?
Gostaria de ver o Wizz ganhar vida através de animação e com um espetáculo no palco. Esses serão os próximos passos, espero.

Quais são as suas coisas favoritas?
A minha cadela Henrietta, a minha parceira Bec (ela não vai ficar feliz por ter ficado atrás da cadela na lista), a minha família e o golfe.

Não Abras Este Livro

de Andy Lee; Ilustração: Heath McKenzie

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898857002
Editor: Jacarandá Editora
Data de Lançamento: julho de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 237 x 277 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 32
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Contos Fábulas e Narrativas > Infantil (até 6 anos)
EAN: 9789898857002
Idade Mínima Recomendada: Maiores de 4
e e e e e

Espetacular!

Sofia

Recomendo muito esta coleção de livros, os miúdos adoram e, confesso, eu também! Adoro ver o livro com o meu filho e ver o que vai acontecer a seguir caso viremos a página. Simplesmente genial dizer para não abrir ou não fazer, pois é claro que os miúdos irão querer fazer o oposto. Muito divertido. Recomendo.

e e e e e

Genial

CarlaOliveira

Livro muito divertido e bem conseguido. Envolvente para miúdos e graúdos. O final está muito bom!

e e e e E

Muito divertido

Sandra Ramos

Um livro que consegue arrancar mtas gargalhadas a miúdos e graúdos. A minha filha gostou mto pela parte do desafio de virar a página precisamente quando estamos a ler precisamente o contrário.

e e e e E

Fantástico!

Ana Costa

O meu afilhado adora! A curiosidade a cada página agarra a atenção dele de uma forma deliciosa. Recomendo!

e e e e e

Simplesmente maravilhoso!

Maria

Para ler e reler, vezes sem conta! Simples, divertido e para toda a família!

e e e e e

Uau!

Mariana Pereira

Uau! É a expressão que mais se ouve quando se conta a história a crianças! Um livro que deixa os mais pequenos “presos” ao texto do início ao fim!

e e e e e

Adorei

Leninha Palma Soares

Adorei! e o meu pequeno tambem ¿

e e e e e

Entusiasmante

Maria Costa

Não conseguimos deixar de continuar a ler o livro, página após página. Muito engraçado para ler em família.

e e e e e

maravilhoso

Sofia S.

Já é um dos favoritos cá em casa! Os miúdos deliram com a interactividade, adoram contrariar os pedidos para não virar a página e o final é divertidíssimo...

e e e e e

Abre o livro.

Susana Almeida Martinho

Um livro para abrir vezes sem conta. É mesmo divertido. Se lido com entusiasmo, arranca gargalhadas a miúdos e graúdos. Cá em casa foi o favorito durante semanas a fio.

e e e e e

Super divertido...

Filipa Gonçalves

Momentos divertidos e hilariantes...e queremos sempre mudar para a próxima página....

e e e e E

Excelente

ML

Uma motivação enorme para colocar graúdos e miúdos a ler

e e e e e

ABRE SIM! :-)

Rita B.

"O fruto proibido é o mais apetecido"... e por isso, tens de abrir o livro! Uma sequência de páginas em que o autor mostra como o livro fica zangado página após página, porque o abrimos e estamos a lê-lo... É muito divertido e recomendamos apara todas as idades!

e e e e e

"OBRIGADINHO", disse ele no fim

Sara Laranjeira

Por favor, ignorem o título e ABRAM este livro :) O protagonista não vai gostar nada, vai ficar furioso até, mas para vocês e para os vossos filhos serão momentos de diversão e boa disposição garantidos. Mas porque será que ele não quer que se abra o livro? Vão ter de abrir e de ler até ao fim para descobrir!

e e e e E

Divertido e inesperado

TVieira

É um livro divertido e que cria curiosidade nas crianças. A reação é diferente desde a primeira leitura e eles divertem-se imenso com isso. É uma optima opção de leitura para as idades 4 a 7 anos. As ilustrações são optimas e criam as reações exactas a cada momento da leitura.

e e e e e

Fenomenal!!!!

Nelma Lança

O livro é fantástico. É tão engraçado e divertido! É uma paródia lê-lo às minhas filhas! Aconselho vivamente presentearem com este livro tão acessível!

Andy Lee

Andy Lee nasceu na Austrália a 24 de maio de 1981. É comediante, ator, músico e colaborador regular de rádio. Estudou Gestão na Universidade de Melbourne, onde conheceu o seu parceiro na comédia, Hamish Blake.
Em 2006 foi vencedor da Cleo Bachelor of the Year e em 2013 nomeado para o Prémio Logie na categoria de celebridade mais popular de televisão.

(ver mais)
Não Abras Este Livro Nem no Natal

Não Abras Este Livro Nem no Natal

20%
Jacarandá Editora
9,52€ 11,90€
portes grátis
Não Abras Este Livro por Toda a Eternidade

Não Abras Este Livro por Toda a Eternidade

20%
Jacarandá Editora
10,32€ 12,90€
portes grátis
De que Cor é um Beijinho?

De que Cor é um Beijinho?

20%
Jacarandá Editora
10,32€ 12,90€
portes grátis
O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo

O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo

20%
Livros Horizonte
10,64€ 13,30€
portes grátis