10% de desconto

Mrs. March

de Virginia Feito; Tradução: Alda Rodrigues
Livro eBook
editor: Alfaguara Portugal, junho de 2023
18,85€
16,97€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
Um romance de estreia engenhosamente perturbador, povoado de mistérios e escrito com assinalável domínio narrativo: Virginia Feito entretece o virtuosismo de Patricia Highsmith com o génio de Virginia Woolf, e afirma-se como uma grande escritora.

George March acaba de publicar um novo romance cujo sucesso é retumbante. Entre todos os que gravitam em torno do escritor, não há ninguém mais orgulhoso do que Mrs. March, esposa solícita, sempre pronta a festejar os êxitos do marido e a usufruir do estilo de vida sofisticado que ele lhe proporciona. Criatura de rotinas e recato, Mrs. March compraz-se na sua vida requintada, num bairro de classe alta em Nova Iorque.

Todas as manhãs no Upper East Side começam de forma igual, com a visita diária à sua confeitaria preferida, para comprar pão de azeitonas. Até que, numa dessas visitas, Mrs. March é confrontada, pela empregada da confeitaria, com uma absoluta indignidade: a suposição de que a protagonista do novo livro de George March - uma patética trabalhadora sexual, que inspira mais escárnio do que desejo - se baseia na própria Mrs. March.

Um único comentário será suficiente para privar Mrs. March do seu pão de azeitonas, mas também da convicção de que sabia tudo sobre o marido, e até sobre si mesma. Começa aqui uma espiral de suspeitas e inquietações cada vez mais paranóicas, que talvez venha a revelar um misterioso assassínio e certos segredos do passado de Mrs. March, há muito enterrados.

«Um romance cheio de referências literárias, com piscadelas de olho a Mrs. Dalloway, de Woolf, e ainda a Highsmith e a Hitchcock. Perversamente divertido.»
The Guardian

«Absolutamente brilhante: uma leitura imersiva que mantém o leitor em suspense até à última palavra.»
El Cultural

«Um livro muito entusiasmante. Longa vida literária a Virginia Feito.»
Babelia

«Ao configurar este romance como um thriller que analisa o modo como as mulheres são relegadas ao espaço doméstico e os homens acedem a carreiras profissionais e devaneios criativos, Virginia Feito abre caminho para que a protagonista Mrs. March tenha o seu momento de evasão e fantasia. Brilhante.»
Observer

«Magistral, poderoso e aterrador, de leitura compulsiva, escrito com uma prosa ágil e fresca, e com um domínio perfeito da estrutura narrativa e do ritmo.»
El Confidencial

«Um romance de estreia que conheceu um êxito tão inesperado como real. […] Virginia Feito afirma-se com toda a estridência do mundo.»
El País

«Virginia Feito é a nova dama do thriller. Um romance deslumbrante e uma miraculosa estreia literária.»
La Razón

Ilustração Neve 640.png

Vem aí o Ano Novo: livros que mostram vidas novas

O ideal é ter uma vida plácida e ler sobre tumultos. Um dia-a-dia sem sobressaltos chega a ser desvalorizado. Mas um livro com sobressaltos vale muito. A Boneca Mãe e filha vão fazer um tranquilo passeio de barco, mas afinal não há tranquilidade para ninguém. De uma tarde que se queria normal – uma tarde como as outras, e relaxada –, fez-se outra coisa. Do barco, caía uma rede; da rede, veio uma boneca. Podia ser inócuo, mas aquilo metia medo ao susto. A mãe bem queria metê-la de novo na água, mas, para além de não ser boa ideia mandar lixo para a água, a filha pediu-lhe que a deixasse ficar com ela. Nessa noite, a mãe resolveu pôr uma fotografia da boneca nas redes sociais. E é aí que a vida acaba: de manhã, já a senhora estava morta e a boneca desaparecida. No caso, não é bem uma vida nova, é mesmo o fim da vida. Mas para a filha a vida passou a ser outra. Como isto é literatura nórdica, já se está mesmo a ver: os anos passam e, muito depois, importará ouvir a voz da criança, já não tão criança, sobre aquela noite. COMPRAR NA WOOK








  Mrs. March Coitada da Mrs. March. Está sossegada na vida dela a comprar pão de azeitonas, e é então que descobre que, de esposa, virou musa. O marido – e já se sabe como são os escritores – teria aproveitado a matéria doméstica para alimentar um livro, e eis então Mrs. March a fazer de personagem. Aqui entre nós, é coisa de que ninguém gosta, mas os escritores vampiros metem o dente onde podem e o pessoal que os rodeia que se amanhe. Com esta ideia, Virgínia Feito põe-se a fazer maravilhas, e a calma que havia dentro de uma casa vai sendo maculada por suspeitas e obsessões. Depois da vergonha da novidade, nem há como voltar de cara limpa à padaria. Se ela inspira aquela personagem, tudo é desonra e escárnio – como escárnio inspira a personagem do livro. COMPRAR NA WOOK O terceiro país Chega a peste e a vida conhecida vai ao ar. Angústias começa uma vida de aparente normalidade e lassidão: casa, tem dois filhos. Com a chegada da doença, a vida dá um mortal para trás. A família tem de fugir dali a todo o gás, procurando passar a fronteira. Mas, antes de consegui-lo, os bebés morrem e a mãe tem de enterrá-los. Depois dos filhos, o marido abandona-a. A família fica reduzida a cinzas e a uma lembrança. Em poucos meses, toda a vida conhecida deu para o torto, e o que vem dali é um livro aberto, uma mulher em luta com um futuro que virá – e qual será? Cabe-lhe andar mesmo sem saber para onde, fazer o luto pelos bebés mortos num ambiente agora soterrado por barões da droga e violência. COMPRAR NA WOOK A grande birra É uma vida nova porque é uma vida que existe há pouco tempo. O Jorge nasceu e agora há que lidar com a vida. O problema é que, quando a vida ainda sabe à calma de um útero, é mais difícil lidar com as frustrações, e é mais fácil ter um daqueles dias em que parece que só existir já dá para o torto. Portanto, claro que não: não queria portar-se bem, não queria emprestar os brinquedos, não conseguia nada, não queria nada, não nada e pronto. A mãe bem lhe disse que estava com uma grande birra. Ele procurou-a em todo o lado, até debaixo da cama – e, surpresa, nada de a ver. Depois lá apareceu, e juntos irritaram toda a gente. O miúdo, recém-existido, lá percebeu que estar sempre de mau-humor não era assim tão divertido. E a nova vida transformou-se em vida nova: resolveu antes ser amigo de toda a gente. COMPRAR NA WOOK

Mrs. March

de Virginia Feito; Tradução: Alda Rodrigues

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897848704
Editor: Alfaguara Portugal
Data de Lançamento: junho de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 234 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789897848704

Doentiamente viciante

Ler, um prazer adquirido

Mrs. March é uma personagem peculiar. Obcecada. Neurótica. E é inevitável lembrar Mrs. Winter, de Rebecca (que também não tinha nome próprio) pela aura de mistério e suspeição que cerca a segunda mulher do famoso escritor. E poderia parecer pouco original mas as semelhanças ficam por aí porque a história segue noutro sentido. Uma mulher priveligiada que se vê confrontada com uma mancha na casa de banho e se sente aviltada. A neblina silenciosa da indiferença é o tema subliminar. A falta de amor. Tanto neste romance visual que tem a atmosfera e personagens de Hitchcock.

Hipnotizante

Sílvia Miranda

Que livro hipnotizante. Mrs March é um trilher psicológico, sobre uma mulher da qual só sabemos o primeiro nome mesmo na última frase do livro, sobre uma mulher quebrada, que vive de aparências, que dá mais importância às opiniões dos outros do que a sua,que foi mãe pelos motivos errados, que não consegue sentir empatia ou amor até mesmo pelo filho. Quando um comentário é feito pela empregada na confeitaria a qual a vai diariamente, Mrs March fica em paranoia, o seu mundo idealizado fica destruído e inicia se um efeito dominó. Uma mulher com uma imagem distorcida de si mesma, segue o caminho da paranoia, da psicose de comportamentos autodestruitivos. Gostei muito da forma, como a autora criou e desenvolveu a personagem quer a nível psicológico, quer a nível físico. Gostei da escrita fluida. Nao e é arrebatador, como vem descrito no livro, mas é perturbador.

SOBRE O AUTOR

Virginia Feito

Virginia Feito nasceu em Madrid, em 1988, e cresceu entre Paris e a capital espanhola. Estudou Inglês e Teatro na Queen Mary University, em Londres.
Mrs. March, o seu primeiro romance, já publicado na Alfaguara, foi traduzido em Espanha, França e Itália, galardoado com o Prémio Best Novel Valencia Negra e o Prémio Un Año de Libros, e destacado como um dos melhores livros do ano em vários meios de comunicação: The Times, Oprah Daily, Evening Standard, The Independent, entre outros. Os direitos de tradução de Victorian Psycho, o seu segundo romance, já foram vendidos para inúmeros países, bem como os direitos para adaptação cinematográfica.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU