10% de desconto

Memórias Esparsas de uma Vida

Recordações da pesca do bacalhau

de Valdemar Aveiro

editor: Âncora Editora, maio de 2018
Neste livro - Memórias Esparsas de uma Vida - quase ensaio biográfico, Valdemar Aveiro traz, sem grande cerimónia - mas cheio de intenção - um descritivo cheio de afectos que, desce, por vezes, às funduras mais íntimas do seu ser, à mistura com apreciações vibráteis, sarcásticas, carregadas de irónica voluptuosidade na abordagem de certos costumes.

Estamos, assim, bem longe da macerada vida de capitão pescador que, longa e circunstancialmente descreve, na dupla trilogia com que, ao sabor das marés, vem, há anos, com assinalável êxito, fazendo as delícias dos seus já numerosos e fiéis leitores. (…) Estas Memórias Esparsas de Uma Vida bem poderiam ter sido o prólogo do primeiro livro de Valdemar Aveiro.

Talvez por a dupla trilogia ter sido produzida ao sabor das marés, não teve o autor preocupações em seguir um roteiro cronológico. em cada um dos seus livros, Valdemar segue, apenas e só, o momento do autor.

Memórias Esparsas de uma Vida

Recordações da pesca do bacalhau

de Valdemar Aveiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727806461
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: maio de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 225 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 88
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Crónicas
EAN: 9789727806461
Valdemar Aveiro

Valdemar Aveiro nasceu em dezembro de 1934, em Ílhavo, no seio de uma família de pescadores.
Terminada a instrução primária, começou a trabalhar como aprendiz de barbeiro, passados 10 meses empregou-se numa oficina de serralharia civil e, mais tarde, na construção civil.
Aos 15 anos concorreu à Escola Profissional de Pesca, ganhou uma bolsa de estudo que lhe deu acesso ao liceu e, posteriormente, à Escola Náutica, onde concluiu o Curso de Pilotagem.
Entretanto, embarcou como moço a bordo do lugre-motor Viriato para fazer uma viagem à pesca do bacalhau no sentido de suportar as despesas da sua formação.
Em 1957 embarcou como praticante de piloto no navio Santa Mafalda, da Empresa de Pesca de Aveiro, sendo promovido no ano seguinte a piloto, a bordo do mesmo navio, e em 1960 passou a oficial imediato do navio Santa Joana.
Emigrou para o Canadá, em abril de 1964, na persecução de se licenciar em Medicina, um sonho que não logrou cumprir, tendo regressado a Portugal no ano seguinte.
Em 1966 embarcou no navio São Gonçalinho e no ano seguinte passou para um navio moderno, Santa Isabel, comandado pelo capitão David Calão.
Assumiu, em 1970, o comando do mais velho arrastão português, Santa Joana, e, dois anos depois, foi convidado para comandar o navio Coimbra, então em construção nos Estaleiros de S. Jacinto, tendo-se retirado por doença em 1988.
Depois de recuperado, foi convidado a colaborar com a administração da Empresa de Pescas S. Jacinto, SA, sendo, desde 1991, membro do seu conselho de administração.

(ver mais)
Por um País Mais Justo e Outras Crónicas

Por um País Mais Justo e Outras Crónicas

10%
Âncora Editora
18,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Portugal e a União Europeia

Portugal e a União Europeia

10%
Âncora Editora
10,00€ 10% CARTÃO