Maya

O Romance da Criação

de Jostein Gaarder
Editor: Editorial Presença, abril de 2001 ‧
Nesta sua mais recente obra, Jostein Gaarder levanta o véu a uma série de questões complexas e de difícil resposta. Tomando como ponto de partida a posição actual da Humanidade face à chegada do novo milénio, Gaarder agarra várias linhas condutoras que nos fazem retroceder no tempo e embarcar numa viagem espacio-temporal até ao nascimento do Universo e ao princípio da criação. Simultaneamente, o autor desenvolve um cativante enredo, dotado de uma interminável criatividade, apenas igualável a uma surpreendente e misteriosa caixa chinesa: «Maya» é uma teia formada por vários fios narrativos, muito ao estilo inconfundível do autor de «O Mundo de Sofia». Através de factos históricos e puras fábulas, que se interligam de tal forma que nos parece quase impossível distinguir qual é qual, a narrativa apresentada em Maya supõe, desde as suas primeiras linhas, a revelação de um grande segredo. O enredo começa a tomar forma numa ilha paradisíaca, Taveuni, no arquipélago das Fiji, onde o acaso reúne um escritor inglês, um biólogo evolucionista norueguês e um casal cigano. Mas outros personagens, não menos interessantes, serão chamados a participar como a jovem Laura, uma esposa ausente, um viajante do tempo, um certo quadro de Goya que se encontra no Museu do Prado em Madrid e até mesmo um geco que, na ilha, costuma frequentar nocturnamente as paredes do quarto do biólogo e com ele mantém sapientíssimas conversas cheias de um delicioso e cortante humor. Como sempre, com Gaarder nada é o que parece ser e a leitura deste romance coloca questões quase alucinantes, viaja tão longe como a grande explosão primordial, visitando todo o percurso da evolução até à misteriosa natureza da consciência, criando mundos alternativos, relacionando factos e situações distantes no espaço e no tempo, explorando possibilidades estonteantes, criando enigmas sem aparente solução ou cuja solução está dentro de nós. No fim, esta narrativa resulta poderosa e plena de vitalidade, e Gaarder seduz e maravilha, sugerindo com o seu romance que, sejam quais forem as respostas, a vida é o milagre a celebrar.

Maya

O Romance da Criação

de Jostein Gaarder

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722327374
Editor: Editorial Presença
Data de Lançamento: abril de 2001
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 358
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722327374
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Um dos melhores autores da actualidade

Rute Alexandra Barroso Sobreira Mota

Do que começa por parecer um livro de ensaio quase cientifico revela-se, afinal, o homem e a sua consciencia, a consciencia unicversal e a responsabilidade que acarreta, todas as mmutaçoes necessarias à revelaçao do homem de hoje a nossa bagagem histórico-evolutiva. Um livro apaixonante de um autor maravilhoso que vai sem duvida marcar a história com o seu pensamente delicioso. Entrar no mundo de Jostein Gaarder é, quando voltamos à realidade, encontrar uma nova realidade. E, neste livro adequirimos a consciência da responsabilidade que temos de conservar o nosso planeta não é só uma responsabilidade planetária como é também uma responsabilidade universal. A frase que mais marca o livro é sem dúvida: «Leva-se milhares de milhões de anos a criar um ser humano. E só uns segundos a morrer»

MARAVILHANTE

Maria Adalgisa R.F.SantosTavares

Mais um belo livro de gaarder... Jostein Gaarder não para de me surpreender com os seus livros, cada qual com o seu tema, mas todos eles com a sua mística, escrita simples... Qual dos seus livros possuem inevitavelmente um saborzinho a magia, o qual e contagiante, fazendo assim passar o livro de amigo para amigo... Enfim, maravilhante

SOBRE O AUTOR

Jostein Gaarder

Nascido em Oslo, em 1952, Jostein Gaarder foi durante vários anos professor de Filosofia numa escola secundária em Bergen. Desde os anos 1980, publicou diversos contos e romances, tendo sido distinguido com importantes prémios literários. O Mundo de Sofia foi publicado pela primeira vez na Noruega em 1991, constituindo desde logo um extraordinário êxito de vendas. Publicado em mais de 60 países, venceu importantes prémios. A Editorial Presença publica a obra do autor em Portugal. Jostein Gaarder vive em Oslo, com a mulher e os dois filhos.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU