100%

Manual de Atividades Psicomotoras

de Lisa Cruz; Ilustração: Eduardo Saraiva Gonçalves

editor: Papa-Letras, abril de 2019
DEVOLVEMOS 100% NA COMPRA DESTE ARTIGO - SAIBA MAIS i
O objetivo principal deste livro - que propõe 150 atividades psicomotoras tematizadas - é facilitar o trabalho de professores de educação especial e profissionais que trabalham com crianças/jovens com dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas.

No entanto, o seu âmbito formativo e lúdico alarga-se a todos aqueles que interagem com crianças, desde animadores a pais, proporcionando atividades que, sendo eminentemente lúdicas e divertidas (e muitas sem necessitar de material específico), configuram os «pré-requisitos» de um desenvolvimento integral da criança/jovem.

As dificuldades de aprendizagem dos nossos jovens têm aumentado muito nas últimas décadas (reflexo direto de alterações culturais e sociais da nossa sociedade). Para fazer face a isso têm-se formado centenas de professores de Educação Especial. No entanto, a formação destes profissionais tem estado mais vocacionada para realizarem um trabalho quase só teórico. Contudo, um trabalho específico de reabilitação psicomotora poderá ajudar o aluno disléxico, por exemplo, a superar esta sua dificuldade de aprendizagem de uma forma definitiva e com repercussões positivas noutras áreas.

Manual de Atividades Psicomotoras

de Lisa Cruz; Ilustração: Eduardo Saraiva Gonçalves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898214676
Editor: Papa-Letras
Data de Lançamento: abril de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 190 x 261 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Coleção: Biblioteca da Educação e Formação
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Ensino Especial Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores
EAN: 9789898214676
Lisa Cruz

Docente há 20 anos, licenciou-se em Ciências do Desporto, fez pós-graduação e mestrado em Educação Especial. Foi doutoranda em Huelva (Espanha), na mesma área.
Professora de Educação Especial (apoio a alunos com Necessidades Educativas, nomeadamente com dislexia, défice cognitivo, THDA e perturbações do foro emocional), Terapia Psicomotora – com a implementação da Oficina de Psicomotricidade – a alunos da Unidade de Ensino Estruturado (com Perturbação do Espectro do Autismo) e a alunos da Unidade de Multideficiência.
Formadora de Professores pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha («Terapia Psicomotora»).
Facilitadora da implementação do projeto-piloto «Filosofar Conceitos Éticos, Cívicos e Humanos com Jovens dos 12 aos 16 Anos».
Foi docente do Centro Educativo CERCISA, onde foi responsável pelo grupo de Multideficiência (Hipoterapia, Adaptação ao Meio Aquático, Psicomotricidade, Estimulação Sensorial, Aquisição de Cuidados Básicos) e do Centro Educativo CASCI, onde também foi responsável pelo grupo de Multideficiência (Hipoterapia, Adaptação ao Meio Aquático, Estimulação Sensorial, Aquisição de Cuidados Básicos). Foi docente de várias unidades curriculares da Licenciatura em Desporto e Bem-Estar: Primeiros Socorros (1º ano), Desenvolvimento Motor (1º ano), Jogos Desportivos Coletivos II (1º ano), Pedagogia do Desporto (2º ano), Atividade Física Adaptada (3º ano) e Seminário (3º ano) e co-docente da unidade curricular «Estratégias de Intervenção Psicopedagógica no domínio Cognitivo-Motor» da Especialização/Pós-Graduação em Ensino Especial, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria.
É também membro efetivo do CIMH (Centro de Investigação em Motricidade Humana).

(ver mais)