Língua Materna e Literatura Infantil

Elementos nucleares para professores do Ensino Básico

de Fernando Azevedo

editor: Lidel, agosto de 2006
Os diversos testes nacionais e internacionais de aferição têm vindo a sublinhar a existência de graves carências na capacidade que os alunos portugueses manifestam em exercitarem, com proficiência, a língua em contextos reais e funcionalmente adequados aos múltiplos jogos de actuação comunicativa em que se movimentam e interactuam.

Procurando responder a necessidades de conhecimento e de aprofundamento de saberes e práticas, esta obra estrutura-se em capítulos não muito alongados, com sistematizações frequentes, sugestão de actividades, questões motivadoras e geradoras da reflexão crítica e, quando tal se revela necessário, bibliografia essencial comentada.

Pela sua natureza, modo de estruturação e temáticas abordadas, somos de opinião que esta obra se revelará de elevada utilidade científica e pedagógica para os professores do Ensino Básico em formação, bem como para todos aqueles que, encontrando-se já na prática profissional, procuram, no mercado editorial, um instrumento capaz de os auxiliar a promoverem, com rigor, qualitativamente e de forma integrada, o fomento efectivo da aprendizagem da língua na pluralidade dos seus contextos e ocorrências.

LISTA DE AUTORES

INTRODUÇÃO

1. Educar para a literacia: para uma visão global e integradora da língua materna
2. Literatura infantil, recepção leitora e competência literária
3. Literatura infantil e mediação leitora
4. A poesia no contexto escolar: sons e rimas formando leitores
5. Em busca do sentido perdido: para uma didáctica possível da oralidade
6. A aprendizagem da leitura
7. Entrar na linguagem escrita brincando: português língua materna e não materna
8. Jogos de escrita: na actividade e no produto, as regras e o acaso
9. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
10. Novas perspectivas nas Ciências da Linguagem: a análise linguística do discurso
11. O desenvolvimento de uma competência (textual) narrativa
12. Para uma selecção adequada do livro: das capas ao estilo da literatura comercial
13. A promoção de uma educação multicultural através da literatura infantil e juvenil
14. Explorando as potencialidades da língua e da literatura infantil e juvenil
- Vivenciar a língua: a literatura infanto-juvenil e as expressões artísticas
- Literatura infantil e raciocínio matemático
- Compreender a História através de narrativas
- A leitura literária, escola e biblioteca escolar: inquietações
15. As TIC na didáctica das línguas: ferramentas e recursos

Público-Alvo Topo

Professores do Ensino Básico no activo
Professores do Ensino Básico em formação
Leitores de Universidades/Faculdades na área da Educação (Ensino Básico)
Educadores de infância

Língua Materna e Literatura Infantil

Elementos nucleares para professores do Ensino Básico

de Fernando Azevedo

ISBN: 9789727574209
Editor: Lidel
Ano: 2006
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 241 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 384
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789727574209
Fernando Azevedo

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna do Instituto de Estudos da Criança e coordenador da área de Literatura Infantil e Educação para a Literacia do Centro de Investigação em promoção da Literacia e Bem-Estar da Criança (Universidade do Minho).

(ver mais)