Língua Bífida
Ensaio sobre Ecce Corpus, uma performance de António Gonçalves
editor:
Documenta, julho de 2021
‧
ver detalhes do produto
15,00€
10% DE DESCONTO
CARTÃO
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
VENDA O SEU LIVRO
SINOPSE
— Ecce Corpus, então. Mas qual corpo — este ou o outro?
— Este é o outro.
— Este é um ensaio sobre Ecce Corpus, uma performance do artista plástico António Gonçalves.
— No princípio era a performance.
— Resta saber se a performance pode ser um princípio, ou se exige algo que seja antes do princípio.
— Se algo for antes do princípio, então o princípio não é o princípio.
— Talvez seja preciso escolhermos um princípio, um certo princípio nem aleatório nem definitivo; e depois descrevermos o nosso objecto com o máximo rigor, ignorando tudo o que estiver antes e depois dele.
— Podemos tentar (com alguma inocência, e q.b. de estratégia). Aliás, já começámos, mais acima, no princípio, quando disseste (ou terei sido eu?): «Este é um ensaio sobre Ecce Corpus, uma performance do artista plástico António Gonçalves».
[…]
— No princípio eram as performances, e elas são múltiplas.
— Nesse caso, observemo-las uma a uma, porque cada qual é o princípio.
— O princípio, por definição, não tem de ser único?
— Talvez seja preciso desafiar as definições, pensar que pode haver vários princípios, vários singulares (que não formam um plural). E talvez cada uma dessas performances abra por seu turno para uma pluralidade de referências, jogos, linguagens, outros princípios e origens, e esses para outros ainda mais antigos.
— Vejamos então. No princípio, António Gonçalves escolheu projectar sobre o seu corpo fotografias de diversas performances de diversos artistas. Do infinito de exemplos possíveis, fez uma escolha finita, será preciso explicá-la, ou pelo menos tentar. Escolhe uma, começa.
[…]
— Ficámos sem saber, afinal, o que havia no princípio.
— Mas que importa, que importa o que havia no princípio?
[Pedro Eiras]
— Este é o outro.
— Este é um ensaio sobre Ecce Corpus, uma performance do artista plástico António Gonçalves.
— No princípio era a performance.
— Resta saber se a performance pode ser um princípio, ou se exige algo que seja antes do princípio.
— Se algo for antes do princípio, então o princípio não é o princípio.
— Talvez seja preciso escolhermos um princípio, um certo princípio nem aleatório nem definitivo; e depois descrevermos o nosso objecto com o máximo rigor, ignorando tudo o que estiver antes e depois dele.
— Podemos tentar (com alguma inocência, e q.b. de estratégia). Aliás, já começámos, mais acima, no princípio, quando disseste (ou terei sido eu?): «Este é um ensaio sobre Ecce Corpus, uma performance do artista plástico António Gonçalves».
[…]
— No princípio eram as performances, e elas são múltiplas.
— Nesse caso, observemo-las uma a uma, porque cada qual é o princípio.
— O princípio, por definição, não tem de ser único?
— Talvez seja preciso desafiar as definições, pensar que pode haver vários princípios, vários singulares (que não formam um plural). E talvez cada uma dessas performances abra por seu turno para uma pluralidade de referências, jogos, linguagens, outros princípios e origens, e esses para outros ainda mais antigos.
— Vejamos então. No princípio, António Gonçalves escolheu projectar sobre o seu corpo fotografias de diversas performances de diversos artistas. Do infinito de exemplos possíveis, fez uma escolha finita, será preciso explicá-la, ou pelo menos tentar. Escolhe uma, começa.
[…]
— Ficámos sem saber, afinal, o que havia no princípio.
— Mas que importa, que importa o que havia no princípio?
[Pedro Eiras]
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789899006805 |
Editor: | Documenta |
Data de Lançamento: | julho de 2021 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 143 x 203 x 6 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 96 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Arte > Artes em Geral |
EAN: | 9789899006805 |
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
Gaëtan
10%
Documenta
24,00€
10% CARTÃO
Cratera | Crater
10%
Documenta
13,00€
10% CARTÃO