Já Cá Não Está Quem Falou
SINOPSE
O título foi encontrado no espólio do escritor, numa nota manuscrita datável de 1981: «JÁ CÁ NÃO ESTÁ QUEM FALOU / (título para um livro póstumo)».
A seriação guia-se pelo critério cronológico, à excepção das recensões a livros. De cada texto, no caso de ocorrerem várias publicações, é escolhida a última, menos no caso dos textos «O Clube dos Talentosos» e «Histórias Quadradinhas», dos quais foi escolhida a primeira versão, por ser notavelmente mais extensa.
São uniformizados os critérios ortográficos, como a utilização de itálicos em palavras estrangeiras, e corrigidas as gralhas, recorrendo às publicações existentes ou a dactiloscritos deixados pelo autor.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«A "vidinha" está aqui retratada com a precisão que já esperávamos neste poeta que escreveu que um poeta é "um distraído" terrivelmente atento". Alexandre O’Neill estava terrivelmente atento ao uso do português, à angústia da bicha do autocarro, ao excesso de culpa que deve ser redimido por um excesso de emoção. É verdade que ele também esteve atento à política e que com frequência deu nomes aos bois. [...] O?Neill detestava a beatice do antigamente, o desleixo dos engajados e o surrealismo tornado maneirismo. A avidez expressiva que veio com o fim da censura já ele exercitava há muito, mesmo se embrulhada em alusões e trocadilhos. E é toda uma tristeza contentinha, umas vezes divertida e outras obcecada com o absurdo dos trabalhos e a passagem dos dias. É uma crítica do real quotidiano.»
Pedro Mexia, Público
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 978-972-37-1229-2 |
Editor: | Assírio & Alvim |
Data de Lançamento: | abril de 2008 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 160 x 241 x 19 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 256 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Obras de Alexandre O'Neill |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Romance |
EAN: | 9789723712292 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Ainda cá está quem comentou
Jaime Crespo
Ao estilo incisivo e irónico que Alexandre O'Neill nos habituou, estamos perante um conjunto de ensaios curtos, crítica literária ou simplesmente textos diversos, divertidos e para divertir A língua portuguesa no seu esplendor.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU