Imperatriz Isabel de Portugal
de Manuela Gonzaga
Grátis
Sobre o livro
Sobre
o LivroEm 1526, Isabel de Portugal, considerada a mais bela mulher do seu tempo, foi para Castela ao encontro do marido, Carlos V, rei da Hispânia e imperador do Sacro Império Romano Germânico, o soberano mais poderoso de toda a Cristandade. Em Sevilha quando se encontraram, foi paixão à primeira vista… e um amor que durou a vida toda dos dois. Filha de D. Manuel I, o Venturoso rainha e imperatriz pelo casamento, Isabel foi regente de Castela durante as prolongadas ausências do marido, a quem escrevia incansavelmente. Inteligente, sensível, apaixonada, mas de saúde frágil, desempenhou os vários papéis da sua vida - mulher, mãe e soberana - de forma exemplar. A morte, que a colheu ainda jovem, aos 36 de idade, precipitou Isabel de Portugal no esquecimento geral durante séculos. Apenas a lenda guardou o seu registo. E a arte. Um dos seus retratos - verdadeira obra-prima de Ticiano - é das raras referências que todos, ou quase todos, conhecem.
Neste livro, Manuela Gonzaga resgata-a do olvido numa obra de leitura irresistível, colocando-a no palco da história europeia do seu tempo, com as suas guerras, intrigas, desgostos, cismas, roturas, alianças e traições. Mas também com os amores e as glórias que coroaram a vida breve desta muito amada infanta de Portugal.
João Paulo Oliveira e Costa, historiador e escritor.
Belíssimo retrato de uma belíssima mulher. A escrita e a descrição da época, dos lugares e das personagens, faz-nos sonhar que estamos, também, na corte junto da Infanta Portuguesa. Motivo de orgulho o retrato desta hermosa Mujer.
Isabel, mulher do Imperador Carlos V, filha do rei D. Manuel I, reconhecida como uma das mulheres mais belas do seu tempo, maravilhosamente retratada por Ticiano. Mulher com carácter, inteligente e bonita. Este livro retrata-a em toda a sua grandeza. Comento-o no Dia Internacional da Mulher, uma fantástica escritora escreveu sobre uma fantástica mulher!