Imperatriz Isabel de Portugal

de Manuela Gonzaga
editor: Bertrand Editora, setembro de 2012
18,80€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Em 1526, Isabel de Portugal, considerada a mais bela mulher do seu tempo, foi para Castela ao encontro do marido, Carlos V, rei da Hispânia e imperador do Sacro Império Romano Germânico, o soberano mais poderoso de toda a Cristandade. Em Sevilha quando se encontraram, foi paixão à primeira vista… e um amor que durou a vida toda dos dois. Filha de D. Manuel I, o Venturoso rainha e imperatriz pelo casamento, Isabel foi regente de Castela durante as prolongadas ausências do marido, a quem escrevia incansavelmente. Inteligente, sensível, apaixonada, mas de saúde frágil, desempenhou os vários papéis da sua vida - mulher, mãe e soberana - de forma exemplar. A morte, que a colheu ainda jovem, aos 36 de idade, precipitou Isabel de Portugal no esquecimento geral durante séculos. Apenas a lenda guardou o seu registo. E a arte. Um dos seus retratos - verdadeira obra-prima de Ticiano - é das raras referências que todos, ou quase todos, conhecem.

Neste livro, Manuela Gonzaga resgata-a do olvido numa obra de leitura irresistível, colocando-a no palco da história europeia do seu tempo, com as suas guerras, intrigas, desgostos, cismas, roturas, alianças e traições. Mas também com os amores e as glórias que coroaram a vida breve desta muito amada infanta de Portugal.

«Retrato sublime de uma das mulheres mais importantes da história peninsular e da história europeia da primeira metade do século XVI.»
João Paulo Oliveira e Costa, historiador e escritor

Imperatriz Isabel de Portugal

de Manuela Gonzaga

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722524162
Editor: Bertrand Editora
Data de Lançamento: setembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 237 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 568
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789722524162
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

“Rainha-poema”

Gil Ismael Braga Monteiro

É inevitável não associar a figura de Isabel de Portugal aos versos do belíssimo poema de Sophia “Nunca mais/A tua face será pura, limpa e viva (…)” Fruto de uma pesquisa exímia e rigorosa, a biografia da rainha consorte de Carlos V proposta por Manuela Gonzaga transporta-nos para o tempo em que aquela viveu, salientando o que nela há de factual e de mito. Recomendo!

Isabel

Maria Almeida

Belíssimo retrato de uma belíssima mulher. A escrita e a descrição da época, dos lugares e das personagens, faz-nos sonhar que estamos, também, na corte junto da Infanta Portuguesa. Motivo de orgulho o retrato desta hermosa Mujer.

Uma Mulher Portuguesa no século XVI

Sofia Solano Micalli

Isabel, mulher do Imperador Carlos V, filha do rei D. Manuel I, reconhecida como uma das mulheres mais belas do seu tempo, maravilhosamente retratada por Ticiano. Mulher com carácter, inteligente e bonita. Este livro retrata-a em toda a sua grandeza. Comento-o no Dia Internacional da Mulher, uma fantástica escritora escreveu sobre uma fantástica mulher!

SOBRE O AUTOR

Manuela Gonzaga

Natural do Porto, onde nasceu a 1951, Manuela Gonzaga viveu dos 12 aos 24 anos em África – Moçambique e Angola –, onde nasceram os seus filhos mais velhos, respetivamente André e Marta. De regresso a Portugal, em 1974, onde lhe nasceram os seus dois outros filhos, Bernardo e Paulo, a autora foi jornalista até ao ano 2000, quando passou a desenvolver a atividade de escritora e historiadora a tempo inteiro. Mestre em História da Expansão e doutoranda em História Contemporânea na Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, a autora desenvolve trabalho académico nas áreas de Estudos da Mulher, Mentalidades(séculos XX e XXI) e Expansão (séc. XVI a XVIII). Prémio Femina/Matriz Portuguesa em 2021; Membro de Honra da Unión Hispanomundial de Escritores UHE Moçambique; Membro Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, Manuela Gonzaga habituou-nos, no seu registo literário, a uma escrita profundamente sedutora e muito rigorosa, cruzando tempos, modos e geografias. A presença de África, de forma mais ou menos explícita, perpassa grande parte da sua obra. Muitos dos seus livros (romance, contos, biografia, literatura infantojuvenil) estão editados e traduzidos em francês.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU