10% de desconto

História Libidinosa de Portugal

Sexo e poder. Da fundação aos nossos dias

de Joaquim Vieira
Livro eBook
Editor: Oficina do Livro, novembro de 2019 ‧
18,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
História Libidinosa de Portugal aborda questões espinhosas como a sucessão dinástica e a extraconjugalidade na evolução de um país que deve as suas origens mais remotas ao adultério de um soberano de Leão e Castela e que foi oferecido como dote a uma bastarda real.

Num registo solto e rigoroso, o autor recorda o mistério sobre a filiação de Afonso Henriques, as acusações de bigamia contra Afonso III, o amor incendiário de Pedro I e Inês de Castro, a predileção por freiras de João V, as aventuras homossexuais de João VI ou os rumores sobre o lesbianismo da rainha D. Amélia.

Com a instauração da República, o sexo perdeu importância para o regime, mas continuou a confundir-se com os assuntos de Estado. O presidente Manuel Teixeira Gomes ficou conhecido como apreciador de ninfetas e rapazinhos; Salazar, celibatário com fama de casto, manteve várias ligações românticas longe dos olhares públicos; Sá Carneiro e Snu Abecassis protagonizaram uma história de amor que desafiou os bons costumes da época; José Sócrates viu a sua intimidade cair na praça pública quando rebentou o maior escândalo da democracia portuguesa.

Um olhar imperdível, singular e mordaz sobre a nossa identidade enquanto país.

História Libidinosa de Portugal

Sexo e poder. Da fundação aos nossos dias

de Joaquim Vieira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896607111
Editor: Oficina do Livro
Data de Lançamento: novembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 448
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896607111

Um modo diferente de saber da nossa história

Diana S.

Gostei da escrita, às vezes peca por demasiado exaustiva e detalhada, embora perceba a necessidade de contexto, mas cumpre o prometido e esclarece como de facto relações libinosas estão na origem de tudo, até da história do nosso país.

Gostei!

Maria Teixeira

Os amores e desamores que construiram a nossa história, da fundação ao sec. XXI

Fofocas

João Mouro

É interessante porque diz respeito à história do nosso país e têm alguns apontamentos que normalmente não são revelados na convencional.

Recomendo

Mário Correia

A cronologia dos amores e desamores dos nossos governantes desde a Fundação até aos nossos tempos. Organizado cronologicamente e com um bom ritmo de escrita é um bom trabalho historiográfico. Recomendo sem reservas.

Muito Interessante

Miguel da Costa

Trabalho sério e bem escrito, analisando a história de Portugal sob um prisma pouco vulgar. Didático, até por aquilo que revela e que é desconhecido para a maioria dos nossos compatriotas. Recomendo vivamente

Óptimo!

Pedro Inverno

Livro bem escrito e bem documentado! Gostei imenso! Episódios da nossa História desconhecidos e reveladores!

SOBRE O AUTOR

Joaquim Vieira

Joaquim Vieira (n. 1951), jornalista, ensaísta e documentarista, ocupou cargos diretivos no Expresso, na RTP e na Grande Reportagem, tendo sido provedor do leitor do Público. Assinou a coleção em 10 volumes Portugal Século XX – Crónica em Imagens e dirigiu uma série de 18 fotobiografias de personalidades portuguesas do século XX, nomeadamente Salazar, Marcello Caetano, Almada Negreiros e Joshua Benoliel.
Entre outros livros, assinou títulos como Mário Soares – Uma Vida, Álvaro Cunhal – O Homem e o Mito, A Governanta – D. Maria, Companheira de Salazar, Mocidade Portuguesa – Homens para Um Estado Novo, Só Um Milagre nos Salva, De Abril à Troika – Quatro Décadas de Democracia que Transformaram Portugal, e Francisco Pinto Balsemão – O Patrão dos Media que Foi Primeiro-Ministro.
Foi coautor de Os Meus 35 Anos com Salazar, Mataram o Rei! – O Regicídio na Imprensa Internacional, República em Portugal! – O 5 de Outubro Visto pela Imprensa Internacional, Nas Bocas do Mundo – O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional e 150 Perguntas & Respostas Essenciais sobre a História de Portugal – de Viriato aos Nossos Dias. O seu último documentário, estreado em 2018 na RTP2, intitula-se O Arquiteto de Lisboa.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU