100%

História Diplomática de Portugal

Uma Cronologia

de Fernando de Castro Brandão

editor: Livros Horizonte, dezembro de 2002
DEVOLVEMOS 100% NA COMPRA DESTE ARTIGO - SAIBA MAIS i VENDA O SEU LIVRO i

Grandes historiadores, como Marc Ferro e Joel Serrão, subscreveram títulos de história cronológica. Quer isto dizer que continuam a justificar-se, inequivocamente, obras de referência desta natureza e com estas características. (Não é a história a "ciência dos homens no tempo"?) A História também se tece com estes fios. Não nos iludamos: são tão necessários os trabalhos com um pendor mais explicativo, como estes que vivem essencialmente de factos e de aconteci-mentos. Até porque esta história factual (à falta de melhor palavra) é fundamental para a construção de uma outra mais "complexa", mais conceptual. São duas dimensões que se complementam.
E se é importante encontrar uma certa lógica das evoluções e procurar grandes explicações (estruturais), é também essencial reafirmar "o papel do Acontecimento", da curta duração, do que se agita à superfície, em suma, "reabilitar o fortuito, restituir importância ao singular" e reafirmar o protagonismo dos indivíduos (René Remond). É esta dimensão da história que se cultiva, exemplarmente, neste trabalho do Embaixador Castro Brandão. Na sequência da já extensa lista bibliográfica do autor - com especial ênfase em títulos relacionados com a cronologia e as relações internacionais -, eis mais uma obra de referência e de consulta obrigatória.
"Uma cronologia"... - aceita-se o subtítulo, por justificados receios... De facto, se a história é sempre uma escolha - e escrever é seleccionar e optar -, inevitáveis ausências e silêncios detectam-se ainda mais em trabalhos como este. Mas, ao pensarmos no fôlego da obra, no manancial e quantidade de elementos, de dados e de pormenores, na qualidade e na diversidade da informação e das informações - desde os grandes tratados às (só aparentemente) singelas efemérides -, ao pensarmos em tudo isto, creio que estamos, neste momento, no campo da história diplomática, na presença de a cronologia... Não sabemos que mais admirar neste escrito (uma vez mais pioneiro): se o infatigável labor, se o trabalho de pesquisa e de inventariação, se a riqueza, se o rigor, se a minúcia... Obra essencial, que tem tanto de valiosa como de útil, para historiadores e especialistas - sobretudo para os que privilegiam as relações internacionais -, mas também para o grande público que não deixará de encontrar respostas para muitas perguntas... As cronologias de qualidade continuam a ser preciosos instrumentos de trabalho para todos os que se interessam pela História.

Augusto José Monteiro

História Diplomática de Portugal

Uma Cronologia

de Fernando de Castro Brandão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722412254
Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: dezembro de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 240 x 28 mm
Páginas: 520
Tipo de produto: Livro
Coleção: Horizonte Histórico
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789722412254
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Fernando de Castro Brandão

Fernando de Castro Brandão licenciou-se em História na Faculdade de Letras e foi assistente do Prof. Jorge Borges de Macedo durante dois anos. Ingressou na carreira diplomática em 1973 e o seu primeiro posto no estrangeiro foi em Porto Alegre (Brasil), até 1979. Serviu no México e no Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, a partir de julho de 1983. Foi depois destacado para o cargo de Cônsul-Geral em Boston, EUA, e em Luanda; e para embaixador em Islamabad e Caracas. Em 2002 foi nomeado Presidente do Instituto Diplomático, cargo que desempenhou até ser colocado na Embaixada em Praga. Em 2007 foi feito Embaixador "full-rank", atingindo o limite de idade no exterior em novembro do ano seguinte.

(ver mais)
Ordens Religiosas em Portugal

Ordens Religiosas em Portugal

Livros Horizonte
39,50€
portes grátis
A Questão Religiosa na I República

A Questão Religiosa na I República

Livros Horizonte
25,44€
portes grátis